sexta-feira , 24 de junho de 2022

Defensoria Pública Do DF Inaugura Carreta Para Atendimento Jurídico Itinerante À Criança E Ao Adolescente

A “Carreta da Defensoria” é uma ferramenta do Programa de Atendimento Integrado (PAI), que conta com o apoio do Câmara Legislativa, entre outras instituições

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Foto: Divulgação/DPDF

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) inaugura nesta quarta-feira (19), às 10h, a maior Unidade Móvel de Atendimento Jurídico de Crianças e Adolescentes do país. A iniciativa vai descentralizar os atendimentos dos Núcleos de Assistência da instituição, em especial, o da Infância e Juventude, por meio da atuação itinerante de defensores públicos nos bairros mais carentes do Distrito Federal. A “Carreta da Defensoria” é uma ferramenta do Programa de Atendimento Integrado (PAI), que conta com o apoio do Câmara Legislativa, entre outras instituições. O evento de lançamento ocorre na sede da Defensoria no SIA e terá transmissão ao vivo pela TV Web CLDF.

O projeto levará os serviços básicos, como guarda, divórcio e execução de alimentos, à diversas Regiões Administrativas do DF. Os atendimentos vão contemplar grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que residam em regiões distantes dos grandes centros urbanos. A primeira atividade será na Estrutural.

A “Carreta da Defensoria” foi pensada de maneira a facilitar a locomoção de famílias que precisam do auxílio jurídico, mas que tenham dificuldades econômicas para chegar às unidades físicas da Defensoria Pública e outras instituições gratuitas. O veículo de 15 metros de comprimento conta com 15 baias de atendimento e, também, com uma sala de mediação, a fim de oferecer dignidade à população infanto-juvenil.

O presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), destaca que a parceria com a Defensoria Pública possibilita ao Legislativo ter um diagnóstico das demandas das comunidades carentes para orientar a elaboração de políticas públicas. “Assim como a nossa Ouvidoria, a DPDF também faz essa interligação, escutando diretamente os reclames da população. É uma forma de a Câmara Legislativa estar ainda mais perto dos anseios da sociedade”, explica Prudente.

Já o subdefensor público-geral do Distrito Federal, Danniel Vargas, ressalta que o serviço público deve ter a necessidade das pessoas como o foco de sua atuação, seja pela internet, ou indo diretamente ao encontro dos que não têm acesso ao atendimento digital. “A Carreta da Defensoria simboliza a nossa passagem para um novo padrão de atendimento. A unidade móvel trará, ao alcance de quem mais precisa, diversos serviços públicos. Não apenas da Defensoria Pública. Também de vários órgãos parceiros. Será um atendimento integrado, multidisciplinar e baseado nas melhores práticas”, declara Danniel Vargas. Fonte: Bruno Sodré – Agência CLDF

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