The Best

Distrito Federal No Topo Da TransparĂȘncia Nacional

Avaliação CGU pontua o DF com nota próxima da måxima; o resultado estå alinhado a um dos pilares do governo

O Distrito Federal alcançou nota 9,74 no Mapa Brasil Transparente 2021, divulgado pela Controladoria Geral da UniĂŁo (CGU). A avaliação deixa a administração pĂșblica gerida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) acima da mĂ©dia nacional, que Ă© de 8,8, em comparação aos estados brasileiros. A pontuação mĂĄxima Ă© 10. O resultado estĂĄ alinhado a um dos pilares do GDF, que Ă© a transparĂȘncia.

A avaliação deixa a administração pĂșblica gerida pelo GDF acima da mĂ©dia nacional, que Ă© de 8,8

De 1Âș de abril a 31 de dezembro de 2020 foram avaliadas a transparĂȘncia ativa e passiva dos 26 estados, do Distrito Federal, das capitais e dos municĂ­pios com mais de 50 mil habitantes, totalizando 691 entes federativos. Isso representa a concentração de 70% da população brasileira. A mĂ©dia das capitais foi 8,71, enquanto a dos municĂ­pios, 6,84.

O DF tambĂ©m teve pontuação mĂĄxima na transparĂȘncia passiva, alcançando a quinta melhor nota do ranking. Este Ă© o caso de a gestĂŁo pĂșblica disponibilizar informaçÔes solicitadas pelos cidadĂŁos. JĂĄ a ativa ocorre quando os dados sĂŁo publicados voluntariamente na internet em sites do governo.

Na avaliação da CGU sĂŁo verificadas publicaçÔes como receitas e despesas, licitaçÔes e contratos, estrutura administrativa e dados relacionados a servidores. O objetivo Ă© aprofundar o monitoramento da transparĂȘncia pĂșblica e possibilitar o acompanhamento das açÔes implementadas por estados e municĂ­pios na promoção do acesso Ă  informação.

Essa nĂŁo Ă© a primeira vez que o Distrito Federal Ă© reconhecido pela sua transparĂȘncia na divulgação de dados. Em maio de 2020, foi avaliado pelo ranking da TransparĂȘncia Internacional como “ótimo” em relação Ă  publicação dada Ă s contrataçÔes emergenciais realizadas no combate ao novo coronavĂ­rus, ocupando o segundo lugar entre os 27 avaliados.

CGDF

No Governo do Distrito Federal essa missĂŁo Ă© da Controladoria-Geral do DF. A Subcontroladoria de TransparĂȘncia e Controle Social Ă© a responsĂĄvel por esse trabalho atuando entre ĂłrgĂŁos, entidades e empresas pĂșblicas.

Controlador-geral do DF,  Paulo Martins ressalta que o Distrito Federal vem avançando o posicionamento em diversos rankings de transparĂȘncia, o que demonstra o compromisso do governo em disponibilizar informaçÔes necessĂĄrias Ă  participação da sociedade.

“É o reconhecimento de que estamos na direção certa. Esse tipo de avaliação subsidia nossa visĂŁo sobre o que podemos melhorar e Ă© isso o que queremos: aprimoramento contĂ­nuo do nosso trabalho”, destaca.

Para o coordenador-geral de Cooperação Federativa e Controle Social da CGU, Adenisio Álvaro de Souza, a avaliação funciona como uma ferramenta pedagógica ao fazer com que estados e municípios aperfeiçoem suas técnicas de divulgação e melhorem a cada ano.

“Ganham todos com isso: a população, que passa a ter controle de como sĂŁo gastos os recursos pĂșblicos, e os gestores, jĂĄ que o acompanhamento inibe os desvios.” Fonte: HĂ©dio Ferreira JĂșnior, Da AgĂȘncia BrasĂ­lia*