SaĂșde

EmergĂȘncia do HRT Atende Apenas Casos Graves de Especialidades

Pessoas em situaçÔes de menor gravidade devem ir para as UPAs da Região Sudoeste

Fonte: AgĂȘncia BrasĂ­lia Com informaçÔes da Secretaria de SaĂșde

Para reduzir a quantidade de pessoas e aumentar a oferta de atendimentos aos internados, o pronto-socorro do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) atende somente os casos graves que chegam ao local. SituaçÔes mais leves, de clĂ­nica mĂ©dica e com menor risco podem ser atendidas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da RegiĂŁo de SaĂșde Sudoeste, localizadas em Samambaia e no Recanto das Emas.“O HRT Ă© um hospital referĂȘncia para pacientes que precisam de internação hospitalar, ou seja, de classificação vermelha. Os de menor gravidade, a população deve buscar as UPAs. Cada uma delas recebeu seis mĂ©dicos para reforçar o atendimento. AlĂ©m disso, damos retaguarda para elas nas situaçÔes mais crĂ­ticas”, informou o diretor do HRT, Wendel Moreira.

O gestor explica que quando o paciente chega ao HRT, passa por uma triagem criteriosa da equipe de saĂșde, para saber se estĂĄ estĂĄvel ou nĂŁo. A depender do nĂ­vel da situação, a pessoa pode ser direcionada para uma unidade bĂĄsica de saĂșde (UBS), caso receba a classificação verde, de acordo com o protocolo de Machester, ou para uma das duas UPAs da regiĂŁo, se for amarelo ou laranja.

 

“Mas o ideal Ă© que as ocorrĂȘncias mais simples nĂŁo venham para o HRT, para organizar o fluxo e garantir o atendimento aos que estĂŁo mais graves. Mantendo esse controle, conseguimos diminuir em 70% o nĂșmero de Ăłbitos”, garantiu Wendel Moreira.A EmergĂȘncia do hospital de Taguatinga estĂĄ aberta para receber os casos graves nas seguintes especialidades: ortopedia, cirurgia-geral, pediatria, oftalmologia, ginecologia e cardiologia.

 

Lean

A organização do fluxo de pacientes no hospital foi trazida pelo projeto Lean nas EmergĂȘncias, implantado no pronto-socorro do HRT em 2019. Os resultados obtidos em um ano mostram a eficiĂȘncia das estratĂ©gias de otimização do tempo, do espaço e dos recursos disponĂ­veis na unidade, pois reduziu-se de 150 para cerca de 80 o nĂșmero de internados na Ă©poca.Contudo, se essa organização nĂŁo for seguida, o diretor avalia que vidas podem ser perdidas enquanto casos mais simples tiram o foco dos serviços prestados no hospital. Por isso, a situação tambĂ©m exige compreensĂŁo e consciĂȘncia por parte da população. “As UPAs sĂŁo sentinelas para atender os pacientes de menor gravidade. Se o fluxo nĂŁo for respeitado, entĂŁo nĂŁo hĂĄ sentido em ter elas”, ressaltou o diretor.

 

Vicente Pires

A expectativa Ă© que uma nova Unidade de Pronto Atendimento seja construĂ­da em Vicente Pires, para ampliar os atendimentos na RegiĂŁo de SaĂșde Sudoeste. As obras da estrutura jĂĄ foram iniciadas na Rua 10 ChĂĄcara 136. O local terĂĄ capacidade de atender 4,5 mil pessoas por mĂȘs.“Com a nova UPA, os serviços de saĂșde vĂŁo melhorar muito para a população, que terĂĄ mais um local para ser atendida”, destacou o gestor.