The Best

Feira Do Produtor De Vargem Bonita É Inaugurada

Na próxima terça-feira (17), moradores do condomínio Alto da Boa Vista e região também vão ganhar a Feira de Produtos da Agricultura Familiar

A Feira do Produtor de Vargem Bonita vai funcionar todos os sábados a partir das 7h

Começou a funcionar neste sábado (15) a Feira do produtor de Vargem Bonita, um espaço de comercialização de produtos da agricultura familiar que era reivindicado havia mais de dez anos pela comunidade. No espaço funcionam 38 barracas, de produtores orgânicos e convencionais, de artesanato e plantas ornamentais e de alimentação. A inauguração foi acompanhada pelo governador Ibaneis Rocha.

“Fiz questão de vir ver os produtores e comprar também, porque eu sou fã de feira, já saio por aí comprando e carregando minhas coisas”, disse.

A feira funciona na entrada do Núcleo Rural Vargem Bonita, em frente à área de comércio | Foto: Divulgação Emater-DF

O governador lembrou ainda o tempo em que também trabalhou em feira. “Eu morei no interior do Piauí e lá no interior eu era feirante. Eu produzia os legumes e as verduras e ia todas as sextas-feiras vender de porta em porta na casa das pessoas e no sábado eu acordava às 4h para poder pegar o melhor ponto da feira para vender meus produtos. Então eu sei da força de feirantes e a força dos produtores”, disse.

A Feira do Produtor de Vargem Bonita vai funcionar todos os sábados, a partir das 7h. O espaço é pavimentado com bloquetes e, durante a inauguração, o deputado Hermeto se comprometeu a destinar recursos para a cobertura do local, depois de o governador Ibaneis ter sugerido a melhoria. A feira funciona na entrada do Núcleo Rural Vargem Bonita, em frente à área de comércio.

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, afirmou que o espaço é mais uma oportunidade de os produtores rurais de Vargem Bonita ampliarem a sua renda e a de suas famílias. Ela parabenizo o presidente da Associação Rural de Vargem Bonita, Walter Sussumu, e todos os órgãos e parlamentares que contribuíram para que o espaço fosse entregue. Ela reafirmou a parceira da Emater com os produtores rurais. “Sempre contem com a Emater. A Emater é amiga do produtor e está sempre presente na área rural”, disse.”

O produtor rural Daniel Izumi mostra, com orgulho, o documento de posse da terra  | Foto: Divulgação Emater-DF

Denise lembrou que menos de um ano atrás, o GDF já havia entregue a revitalização do canal de irrigação de Vargem Bonita. A obra levou água a chácaras antes desabastecidas, elevando a produção agropecuária, e reduziu as perdas com infiltração e evaporação.

O secretário de Agricultura, Cândido Teles, agradeceu aos deputados Hermeto e Roosevelt Vilela por destinarem recursos de emendas parlamentares em melhorias na Vargem Bonita, à Superintendência Federal de Agricultura, à administração do Park Way e à Emater-DF pelo apoio. “A Emater tem um trabalho muito forte em Vargem Bonita, campeã de produtividade, e com certeza [isso] tem as digitais da Emater, que tem um escritório aqui para dar assistência a essas pessoas.”

Durante o evento, Cândido Teles fez a entrega de Certificados de Uso da Terra (CDU) a alguns produtores rurais. A primeira a receber o documento foi a produtora Yeiko Uema. O produtor Daniel Izumi, também beneficiado pelo documento, diz que agora pode trabalhar com mais segurança e tranquilidade.

A gerente do escritório local da Emater-DF em Vargem Bonita, Claudia Coelho, afirmou que além de ser um novo e importante espaço de comercialização, a feira conecta o consumidor com o produtor e a família que produziu o alimento que é levado para casa, sem intermediários.

Feira em Sobradinho, mais um novo espaço

A Feira de Produtos da Agricultura Familiar funcionará toda semana, das 17h às 22h, na área multiuso do condomínio Bela Vista, em Sobradinho, com acesso livre

A Feira do Produtor de Vargem Bonita é a primeira de duas feiras inauguradas com o apoio da Emater-DF em menos de uma semana.

A partir da próxima terça-feira (17), os moradores do condomínio Alto da Boa Vista, em Sobradinho, e região vão ganhar uma nova opção de compras de frutas, verduras, legumes, alimentos agroindustriais, flores e artesanato, diretamente do produtor. A Feira de Produtos da Agricultura Familiar funcionará toda semana, das 17h às 22h, na área multiuso do condomínio, com acesso livre. O espaço vai funcionar com um modelo de gestão mais eficiente, desenvolvido pela Emater-DF.

Segundo o técnico em agroindústria Fábio Costa, do escritório da Emater-DF em Sobradinho, a feira não será administrada por um dos feirantes, como é costume. “Dessa forma, os produtores poderão se dedicar à qualidade dos alimentos oferecidos e do serviço prestado”, entende.

Os agricultores vão expor em bancas padronizadas, com uniforme e não haverá mais de três produtos repetidos, para haver mais variedade de oferta.

“Mesmo quem não é morador do Alto da Boa Vista poderá acessar a feira”, explica Costa. Cerca de 1.500 famílias moram no condomínio, que fica na área da BR-020, próximo a Sobradinho, Nova Colina e no caminho de Planaltina. “Será uma ótima opção de compras para quem está voltando do trabalho, no final da tarde”, acrescenta. Além de produtos convencionais, a feira vai oferecer também alimentos orgânicos.

A feira contará com 34 bancas, num espaço de 2,8 mil m², com água e energia. “Os produtos contarão com o padrão de qualidade comum aos alimentos produzidos com apoio e assistência da Emater-DF. Ao longo do tempo, ofereceremos cursos e capacitações relativas à gestão, rotulagem de produtos, qualidade dos alimentos e outros”, completa o extensionista Fábio Costa.

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

* Com informações da Emater-DF