SaĂșde

Hemocentro De BrasĂ­lia Precisa, Com UrgĂȘncia, De Sangue

NĂ­vel do estoque estĂĄ crĂ­tico e baixo de diversos grupos sanguĂ­neos. NĂșmero de doadores em fevereiro apresentou uma queda de 12% em relação a janeiro

No momento de agravamento da pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) estå operando com estoques críticos e baixos de diversos grupos sanguíneos. O movimento de doadores em fevereiro apresentou uma queda de 12% em relação a janeiro, prejudicando a situação das reservas de sangue jå afetadas pelo decréscimo no movimento durante o final do ano.

Em fevereiro, a mĂ©dia diĂĄria de doaçÔes de sangue foi de 155 bolsas. E, para março, a tendĂȘncia Ă© de piora. AtĂ© o momento, o mĂȘs registrou um Ă­ndice de 150 coletas realizadas por dia. O comparecimento entre os doadores agendados tambĂ©m segue baixo durante este mĂȘs: apenas 75% dos que marcam a doação de sangue vĂȘm atĂ© o hemocentro.

“A demanda por sangue nĂŁo caiu, mas os nossos estoques, sim. A coleta de sangue Ă© uma atividade essencial e um procedimento seguro”, explica o chefe da DivisĂŁo TĂ©cnica do Hemocentro, Alexandre Nonino. Ele reforça que o Hemocentro segue adotando medidas de prevenção ao novo coronavĂ­rus, como o agendamento obrigatĂłrio das doaçÔes. AlĂ©m disso, os servidores da instituição jĂĄ estĂŁo imunizados com as duas doses da vacina contra a covid-19.

“A demanda por sangue nĂŁo caiu, mas os nossos estoques, sim. A coleta de sangue Ă© uma atividade essencial e um procedimento seguro”, explica o chefe da DivisĂŁo TĂ©cnica do Hemocentro, Alexandre Nonino

Segundo Nonino, o hemocentro vem registrando, ao longo das Ășltimas semanas, um aumento na demanda de sangue por pacientes graves da Covid-19 internados em UTIs da rede pĂșblica do Distrito Federal. AlĂ©m disso, cirurgias de grande porte com alta necessidade do uso do sangue, como as cardĂ­acas e as oncolĂłgicas, nĂŁo foram suspensas, o que mantĂ©m a pressĂŁo sobre os estoques de hemocomponentes.

Agende sua doação de sangue

A pandemia de coronavírus alterou o atendimento no Hemocentro. Para evitar aglomeraçÔes, doadores devem agendar atendimento por meio do site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160, opção 2. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudåvel. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do hemocentro para saber se estå apto a doar sangue.

Especificamente sobre as vacinas contra Covid-19, o MinistĂ©rio da SaĂșde atualizou os critĂ©rios de impedimento e estabeleceu que pessoas imunizadas com a Coronavac devem aguardar dois dias para se candidatar Ă  doação de sangue, enquanto as imunizadas com a Oxford/AstraZeneca devem aguardar sete dias para doar sangue.

*Com informaçÔes da Fundação Hemocentro de Brasília