Política

Iolando Almeida Destaca Parceria Entre CLDF E DPDF Em Inauguração Da “Carreta Da Defensoria”

Para o deputado, que representou a Câmara Legislativa no evento, a parceria com a Defensoria é “de grande relevância”, principalmente para as pessoas mais carentes

 Para o deputado, que representou a Câmara Legislativa no evento, a parceria com a Defensoria é “de grande relevância”, principalmente para as pessoas mais carentes
Foto: Carlos Gandra/CLDF

O deputado Iolando Almeida (PSC) destacou a importância da parceira da Câmara Legislativa (CLDF) com a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) durante cerimônia de inauguração da “Carreta da Defensoria”, nesta quarta-feira (19), na sede do órgão, no SIA. Representando o presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), o primeiro secretário da Casa destacou, entre outras ações conjuntas, a instalação de posto da DPDF na CLDF. “São centenas e centenas de atendimentos que a Defensoria faz à comunidade do DF ali. Continuaremos caminhando juntos em defesa da população”, afirmou.

A “Carreta da Defensoria” é a maior Unidade Móvel de Atendimento Jurídico de Crianças e Adolescentes do país. Para Iolando, a iniciativa é “de grande relevância”, principalmente para as pessoas mais carentes. “Não havia pernas para se chegar a toda a população. Agora, além de pernas, nós temos rodas. A CLDF se faz presente também nessa ação da DPDF”, reforçou.

A defensora pública-geral, Maria José de Nápolis, agradeceu a “parceria institucional muito boa” com a CLDF. “A Mesa e todos os deputados são sempre empenhados em atender as nossas demandas”. A carreta, para ela, é a prova de que “um sonho sonhado junto é realidade”.

Para a secretária de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), Marcela Passamani, a entrega do equipamento “coroou” as ações de atendimento ativo realizadas pela pasta. “A prioridade é poder atender a todas as famílias do DF”, afirmou. Para a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente (CDCA), Fabiana Gadelha, a iniciativa tem o “potencial de garantir direitos para quem nunca teve acesso”. Presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do DF, Néliton de Assunção afirmou que a “Carreta” vai servir de modelo para todo o Brasil. “Quem não tinha acesso à justiça passará a ter depois de hoje”, comemorou.

Inaugurada no Dia da Defensoria Pública, a unidade móvel, viabilizada com recursos do Fundo do CDCA, faz parte do Programa de Atendimento Integrado (PAI), que conta com o apoio do CLDF, dos conselhos tutelares e da Sejus, entre outras instituições. Adaptada a locais de difícil acesso e com pouca infraestrutura, o veículo de 15 metros conta com 15 notebooks de última geração, 15 baias e sala de mediação, podendo realizar 13 atendimentos simultâneos.

O equipamento foi projetado para garantir a acessibilidade, com elevador, banheiro adaptado e alarme de pânico. Possui ambiente climatizado e gerador de energia com autonomia de oito horas de funcionamento. O primeiro atendimento será na Estrutural.

A cerimônia foi transmitida pela TV Web CLDF e pode ser assistida no canal da Casa no Youtube. Fonte: Mario Espinheira – Agência CLDF