Cidadania The Best

Pacientes Do HB E Do HRSM Terão Cardápio Especial De Natal

Equipes de nutrição das duas unidades vão preparar pratos diferenciados para marcar as festas de fim de ano

O Hospital de Base (HB) e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) vão oferecer cardápios especiais de Natal e de Ano-Novo para os pacientes e colaboradores dessas unidades. Os pratos serão servidos nas ceias das vésperas (hoje e dia 31) e nos almoços e jantares dos feriados (dias 25 e 1º) .

Alguns dos pratos que vão ser preparados pela equipe de nutrição do HB são: peru assado ao molho de ervas, lagarto recheado com calabresa, filé de frango a pizzaiolo, pernil ao molho de laranja e passas, arroz com lentilhas e bacalhau gratinado. Já no cardápio especial do HRSM vai ter salpicão de frango, rabanada, pernil ao molho barbecue, carne assada com champignon, lagarto recheado e arroz à grega.

O objetivo é minimizar a distância de pacientes e colaboradores em relação a seus familiares e amigos em dias tão especiais. “A alimentação vai muito além de nutrir”, explica Ana Cecília Nunes da Silva, chefe de Nutrição e Produção do Hospital de Base. “As pessoas têm relação cultural e afetiva com a comida, e as datas comemorativas remetem a momentos assim. Os pacientes internados ficam privados disso e os colaboradores também, por estarem de plantão.”

“A alimentação vai muito além de nutrir”. Ana Cecília Nunes da Silva, chefe de Nutrição e Produção do HB

Levar um pouco do sentimento do Natal e do Réveillon a cada um dos pacientes e profissionais também é a intenção da equipe de Nutrição do Hospital de Santa Maria. “Não passar o Natal em casa é um sentimento de perda para quem está internado ou trabalhando”, salienta Juliana Siqueira, chefe da Nutrição do HRSM. “O que podemos fazer é oferecer uma refeição que traga a memória de bons momentos.” Com informações do Iges-DF