Cidadania PolĂ­tica

Participe do ComitĂȘ Distrital da Diversidade Religiosa

Serão selecionados 12 representantes da sociedade – seis titulares e seis suplentes – para mandato de dois anos

Pessoas interessadas em participar do ComitĂȘ Distrital da Diversidade Religiosa (CDDR) tĂȘm atĂ© 14 de julho para fazer a inscrição, na Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial (Subdhir). A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) publicou o edital de chamamento pĂșblico para selecionar 12 membros da sociedade civil que vĂŁo integrar o comitĂȘ. SerĂŁo seis titulares e seis suplentes.

Para participar do processo seletivo, é preciso comprovar atuação na promoção dos direitos humanos para a diversidade religiosa, na defesa da liberdade de crenças ou convicçÔes, no combate à intolerùncia e na promoção da laicidade do Estado.

AlĂ©m disso, a pessoa inscrita precisa ter idoneidade, estar em pleno exercĂ­cio dos seus direitos civis e polĂ­ticos, residir hĂĄ mais de cinco anos no DF e nĂŁo ser membro de outro comitĂȘ, conselho ou assemelhado, em Ăąmbito governamental, no Distrito Federal.

Direitos humanos

Vinculado à Sejus, o CDDR é um órgão colegiado de participação social, voltado a atuar em políticas e açÔes relacionadas aos direitos humanos e à liberdade de crenças e convicçÔes. Esta serå a terceira turma selecionada para mandato de dois anos, a partir de processo de seleção.

“As pessoas serĂŁo selecionadas de acordo com sua experiĂȘncia nessa temĂĄtica, seja no campo da militĂąncia, seja na participação em colegiados afins, instituiçÔes, organismos ou academia”, explica o secretĂĄrio de Justiça e Cidadania, Jaime Santana.

A liberdade de crenças e convicçÔes Ă© um direito humano estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Brasileira. O subsecretĂĄrio de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Diego Moreno, reforça: “O Distrito Federal tem sido, ao longo dos anos, palco de constantes atos de violĂȘncia e intolerĂąncia para com diversas expressĂ”es religiosas, dentre as quais destacamos as de matriz africana, mas tambĂ©m tivemos ocorrĂȘncias com muçulmanos, espĂ­ritas kardecistas, igreja do Santo Daime e outras. Diante desse cenĂĄrio, temos a necessidade de uma atuação permanente nesse assunto”.

Para se inscrever, basta comparecer Ă  sede da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial – SAAN, Trecho 1, EdifĂ­cio da Secretaria da Criança, 3Âș andar, telefone (61) 2244.1350.

*Com informaçÔes da Secretaria de Justiça e Cidadania