The Best

Passagem Subterrânea Da Estação Praça Do Relógio Será Demolida

Obra é necessária para o início de nova etapa da construção do túnel de Taguatinga. Demolição será nos próximos dias

A entrada na estação se dará pela rampa, no lado Norte, e pela escadaria localizada na Praça do Relógio| Foto: Reprodução

A passagem subterrânea da estação do metrô Praça do Relógio, no centro de Taguatinga, será demolida nos próximos dias para o início de nova etapa das obras de construção do túnel de Taguatinga. O acesso pela escadaria, no lado Sul, será fechado. Com isso, a entrada na estação se dará pela rampa, no lado Norte, e pela escadaria localizada na Praça do Relógio. Assim, quem precisar cruzar o centro da cidade a pé, deverá fazer a travessia pela faixa de pedestres semafórica.

O projeto prevê a construção de uma nova passagem, mais acessível, com opção de escadaria e rampa. Também está prevista uma cobertura, nos mesmos moldes das entradas das passarelas subterrâneas da Asa Sul. A obra não afetará o funcionamento do sistema do metrô. No mês de fevereiro, embarcaram na estação Praça do Relógio, em média, 5.161 usuários/dia.

“A interdição definitiva desta passagem subterrânea se faz necessária para que possamos iniciar mais uma frente de trabalho e, assim, avançar na construção do túnel”, explica o engenheiro Ricardo Terenzi, subsecretário de acompanhamento e fiscalização de obras. “O próximo passo é unir as duas etapas do túnel e interromper o trânsito da Avenida Comercial em definitivo. A escavação vai avançar, temos 45% das paredes do túnel executadas e esperamos em abril começar a trabalhar na laje”, acrescenta.

Confira o vídeo:

“A interdição definitiva desta passagem subterrânea se faz necessária para que possamos iniciar mais uma frente de trabalho e, assim, avançar na construção do túnel”. Ricardo Terenzi, subsecretário de acompanhamento e fiscalização de obras

Atualmente, os trabalhos estão concentrados na execução das paredes diafragma, responsáveis por estabilizar as paredes da cavidade da obra, e também na remoção do solo. Ainda em março haverá a demolição da passarela subterrânea para início de nova frente de serviço.

Foram escavados 13.6 mil metros cúbicos das lamelas, utilizados 1.627 caminhões de concreto, 4.100 metros quadrados de concreto projetado, escavados 52.3 mil metros cúbicos e utilizados 6.539 caminhões de terra.

O túnel

Com investimento de R$275,7 milhões e previsão de entrega para 2022, o túnel resultará em economia de tempo, alternativas de percursos e mais opções para quem utiliza o comércio da região. Os recursos são provenientes de financiamento firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal.

Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu.

*Com informações da Secretaria de Obras