Cidadania Saúde

PMDF Inicia Campanha Para Estimular Doação De Sangue

O agendamento deve ser feito pelo site específico do GDF ou pelos telefones 160/opção 2 ou 0800 644 0160

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) iniciou nesta semana uma campanha para estimular a doação de sangue pelos policiais militares. O documento encaminhado aos quartéis indica que a doação poderá ser feita ao Fundação Hemocentro, Hemocentro São Lucas (Hospital Brasília) e Hemoclínica, localizada na Asa Sul.

De acordo com informações do Hemocentro São Lucas, aproximadamente 1/3 dos doadores fazem parte de instituições militares. Anualmente, a corporação realiza uma campanha similar no mês de março – quando é comemorado o aniversário da PMDF. “Neste anos resolvemos antecipar, diante do cenário de pandemia e também por conta dos estoques das instituições estarem abaixo do esperado”, completa explicou o subchefe de Comunicação Social da PMDF, tenente-coronel Fábio Pereira.

“É um ato voluntário e queremos, com a campanha, sensibilizar os policiais com esta causa tão importante e vital. Muitos militares já doam sangue sistematicamente, mas esta é uma forma de chamar atenção para a causa”, explicou Pereira.

Os primeiros doadores motivados pela campanha foram 27 alunos do Curso Formação de Praças VII (CFP VII), como explica Pereira. “Eles se organizaram e fizeram a doação. Não há data limite para participar da ação, que não necessariamente será feita em grupo, pois os batalhões poderão se organizar da melhor forma ou ainda o policial interessado poderá escolher o dia mais conveniente”.

Para a chefe da Seção do Ciclo do Doador da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), Anne Ferreira, esse tipo de mobilização é uma forma de mobilizar várias pessoas e ao mesmo tempo encorajar aqueles que, por algum motivo, têm receio em doar. “Quando as pessoas vêm em grupo, elas se sentem mais confortáveis, podendo inclusive tornar a doação de sangue um hábito. Nós não temos substituto para os componentes do sangue e a necessidade dos pacientes é frequente. Por isso, é importante que sempre tenhamos doadores, para que possamos fornecer esse suprimento que é essencial à vida”, ressalta.

 Seguem informações sobre o agendamento para o Hemocentro de Brasília:

Devido à pandemia de coronavírus, o Hemocentro está atendendo apenas doações de sangue agendadas, para evitar aglomerações. O agendamento da doação de sangue deve ser feito pelo site ou pelo telefone: 160, opção 2 ou 0800 644 0160 (horário de atendimento telefônico é de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h).

Até sábado (23), o Hemocentro liberou a senha preferencial para doadores do tipo O negativo, sem necessidade de agendamento prévio. O tipo sanguíneo pode ser comprovado por meio do cadastro do doador ou por exame de tipagem sanguínea. O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado.

* Com informações da SSP/DF