Cidadania The Best

Servidores Ganham Nova Área Para Aulas Na Academia Buriti

A partir de junho, atividades presenciais serão realizadas na sala de descompressão inaugurada no anexo da sede do GDF

A Secretaria de Economia (Secom) apresentou o novo espaço da Academia Buriti, mais amplo e adequado para receber os servidores do GDF em aulas presenciais, que acontecerão a partir de junho.

Autoridades e atletas prestigiaram a inauguração e as apresentações das oito modalidades oferecidas, inclusive artes marciais | Foto: Divulgação / Secretaria de Economia

“O Estado tem essa obrigação de apoiar, de dar oportunidades e de unir as pessoas”, André Clemente, secretário de Economia

Durante a cerimônia, os professores da Academia Buriti fizeram apresentações das modalidades oferecidas, inclusive de artes marciais: Taekwondo, Kickboxing, Jiu-Jitsu, Karatê, Arnis Kali, Boxe, defesa pessoal e funcional.

Atividades físicas

Atualmente, as aulas são on-line e transmitidas pelo Canal da Secretaria de Economia no YouTube, por profissionais renomados nacional e internacionalmente.

Lançada há nove meses, a Academia Buriti é um projeto coordenado pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), vinculada à Secom.

Para o secretário de Economia do DF, André Clemente, idealizador do projeto e praticante das artes marciais, o esporte muda vidas. “As pessoas passam a ter mais princípios, se tornam mais fortes por dentro e por fora. E o Estado tem essa obrigação de apoiar, de dar oportunidades e de unir as pessoas. Esse espaço é para todos”, enfatizou o secretário, aluno assíduo das aulas.

“Falar das artes marciais é falar sobre equilíbrio emocional, força, bem-estar e relacionamento interpessoal”. Rogério Sampaio, diretor geral do Comitê Olímpico Brasileiro

De acordo com a secretária executiva da Sequali, Adriana Faria, o projeto foi criado para incentivar a prática de atividades físicas e cuidar da saúde mental dos servidores em tempos de pandemia.

“Esta é uma ação inovadora e mostra como o GDF dá importância à qualidade de vida do servidor. Mostra a atenção às pessoas, pois é um espaço para nossos servidores, que merecem ser valorizados”, afirmou Adriana.

Benefícios e emoção

Presente no evento, Rogério Sampaio, diretor geral do Comitê Olímpico Brasileiro, destacou os benefícios das artes marciais. “Falar das artes marciais é falar sobre equilíbrio emocional, força, bem-estar e relacionamento interpessoal. A prática de esporte é um benefício imensurável”, destacou o atleta.

A Academia Buriti foi ganhando cada vez mais adeptos. Parceira do projeto, a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, já participou de dois exames de faixa no taekwondo, tendo conquistado a faixa verde há poucos dias.

“Nossos mestres sabem como nos manter ativos, resilientes e perseverantes”. Ericka Filippelli, secretária da Mulher

“Estar aqui é muito emocionante, vendo no que se tornou a nossa Academia Buriti. Nossos mestres sabem como nos manter ativos, resilientes e perseverantes”, contou. “Sinto-me honrada por fazer parte desta história”, acrescentou a secretária.

Estiveram presentes no evento autoridades como o comandante geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Márcio Vasconcelos; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), coronel William Bomfim; os secretários de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Pereira; de Turismo, Vanessa Mendonça; de Esporte, Giselle Ferreira; de Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos; além de mestres e professores de artes marciais e atletas.

Um time de peso

No tatame da Academia Buriti, alguns dos profissionais contam com currículo internacional. É o caso do grão-mestre André de Oliveira, que comanda a Subsecretaria de Saúde Física para o Servidor Público (Subativ), 8º Dan faixa preta, com 45 anos de experiência. Para conhecer mais sobre os professores, acesse: www.economia.df.gov.br/academia-buriti.

Academia em números

– 9 meses de funcionamento
– 8 modalidades disponíveis
– 3 exames de graduação on-line
– 300 aulas ministradas
– 24.616 acessos às aulas on-line

Clique aqui e confira a grade horária da Academia Buriti.

Dia de conquistas

Na mesma manhã a Secretaria de Economia também entregou aos servidores do GDF a Sala de Descompressão do Anexo do Buriti. O espaço fica no 7ºandar do edifício, na sala 702, e conta com pufs, livros, televisão e cadeiras de massagem. O objetivo é que os servidores tenham um espaço de relaxamento adequado. O local respeitará as medidas de segurança impostas pela pandemia.

*Com informações da Secretaria de Economia