The Best

Setur E PM Se Reúnem Para Garantir A Segurança Ao Turista

Durante visita de cortesia, comandante-geral da corporação destacou a força do turismo cívico na capital

Em visita de cortesia, o comandante da Polícia Militar do Distrito
Federal (PMDF), Márcio Vasconcelos, foi recebido pela secretária de
Turismo, Vanessa Mendonça | Foto: Divulgação/Setur-DF

O comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Márcio Vasconcelos, empossado há 52 dias, foi recebido pela secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, durante visita de cortesia, nesta quarta-feira (26). O comandante está se apresentando aos secretários de do GDF para colocar a PMDF à disposição das instituições públicas e iniciar o estreitamento para futuros projetos em conjunto.

A titular da Secretaria de Turismo (Setur) destacou, na ocasião, que a segurança pública é uma das forças que alavancam o turismo na capital e em todas as regiões administrativas que estão recebendo ações diretas da pasta na promoção do turismo local.

“Brasília tem uma vocação natural para o turismo cívico e o turismo arquitetônico, dois segmentos que caminham juntos com a segurança pública. Fortalecer esse laço com a Polícia Militar é dar tranquilidade aos turistas que vêm aqui conhecer todas as rotas que oferecemos, desde o cívico, o arquitetônico e as rotas alternativas”, ressaltou a secretária.

“Eu entendo que a pasta do Turismo tem uma afinidade muito grande com a segurança pública. Temos muitos equipamentos públicos importantes, que estão na área central de Brasília e guardam uma relação muito estreita com a Secretaria de Turismo, como a Catedral, o Memorial JK, a Casa de Chá, entre outros. Além disso, conhecer os projetos da Setur nos ajuda a avaliar os casos mais importantes que possam contar com a contribuição da pela Polícia Militar”, disse o comandante.

Turismo cívico

O turismo cívico é desenvolvido, basicamente, na área central de Brasília. O 6º Batalhão da PMDF, localizado próximo ao Anexo dos ministérios, é responsável pela segurança dos atrativos e monumentos localizados na Praça dos Três Poderes, em parceria com a administração regional, a polícia legislativa, a polícia judiciária e o Gabinete de Segurança Institucional.  “A área é um termômetro de tudo o que acontece no país; que há legislação do DF que impõe uma série de condutas específicas que devem ser observadas nesse local”, lembrou o comandante.

“A Setur tem um equipamento localizado na parte central da Praça dos Três Poderes, que é o Centro de Atendimento ao Turista [CAT], dentro da Casa de Chá. A presença da Polícia Militar do DF é importantíssima para garantir a segurança do nosso turista e visitante”, finalizou Vanessa Mendonça.

* Com informações da Setur-DF