Esporte

Sistema De Bikes Compartilhadas Em Fase De Testes

Estação de amostra foi montada no pátio do edifício anexo ao Palácio do Buriti

Os equipamentos estão expostos ao público, mas os testes serão realizados apenas por técnicos da Semob | Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

O processo de chamamento público para instalação do Sistema de Bicicletas Públicas Compartilhadas do Distrito Federal cumpre mais uma etapa nesta semana.

A estação de amostra dos equipamentos foi montada no pátio do anexo do Palácio do Buriti e ficará sob avaliação dos técnicos da Secretaria de Transporte e Mobilidade. O secretário Valter Casimiro abrirá a fase de testes das bicicletas nesta terça-feira, às 15 horas.

A estação e as bicicletas serão testadas ao longo da semana para validar os equipamentos apresentados pela Tembici, empresa escolhida para a parceria com o GDF.

A amostra conta com uma plataforma e cinco bicicletas. Os equipamentos estão expostos ao público, mas os testes serão realizados apenas por técnicos da Semob, por meio de acessos programados antecipadamente pela operadora. O aplicativo de acesso dos usuários aos equipamentos também está sendo finalizado.

Após a aprovação dos equipamentos, será realizada a assinatura do contrato. A partir daí, a empresa terá 75 dias para colocar o sistema em operação. O sistema será uma alternativa de transporte e mobilidade para a população.

De início serão implantadas 70 estações com oferta de 500 bicicletas. De acordo com a proposta aprovada, inicialmente as bicicletas compartilhadas ficarão disponíveis na Asa Norte, Asa Sul, UnB e Sudoeste.

* Com informações da Semob