sexta-feira , 7 de maio de 2021

Skate

O skate é um esporte radical muito praticado no mundo todo inclusive no Brasil. Ele consiste em realizar manobras sobre uma prancha chamada shape que possui dois eixos chamados trucks, rolamentos e quatro pequenas rodas, as manobras são feitas no solo e sobre pistas de skate.

 

Mais do que um esporte, muitos praticantes o consideram como um estilo de vida, pois além do equipamento, os praticantes usam roupas com características próprias, além de suas próprias gírias e costumes.

 

Esse esporte surgiu no final dos anos de 1950 e início de 1960 na Califórnia, Estados Unidos. Foi criado por alguns surfistas através de uma brincadeira qualquer, só que eles utilizavam rodinhas de patins. Ele se chamava Sidewalk Surfing (surf de calçada) e rapidamente tornou-se popular nos EUA.

 

Em 1963, o esporte já tinha suas próprias manobras e estilo, também foi nessa época que o nome mudou para Skateboarding e tinha o apelido de Skate, o que até os dias atuais conhecemos e usamos. Ainda nessa época o esporte era muito influenciado pelo surf, foi então que surgiu o skate vertical, que era uma extensão da praia no asfalto. Na década de 1970 os skatistas usavam piscinas vazias para fazer suas manobras radicais lembrando as manobras de surf.

 

No ano de 1995, a ESPN criava os X-Games, foi nessa época que o skate deu um grande salto e ficou ainda mais popular com a construção de muitas pistas inclusive no Brasil e a WCS (World Cup os Skateboarding) acabou se estabelecendo com o Circuito Mundial.

 

No atual século surgiram muitos shows e campeonatos de skate além do X-games, o Mountain Dew e Tony Hawk Gigantesc Tour, são realizados nos Estados Unidos atualmente.

 

Apesar das competições de skate serem transmitidas em todo o mundo, o skate não é uma modalidade olímpica.

 

As principais modalidades do skate são: 

 

Down Hill – descida de ladeiras na maior velocidade possível;

Downhill Slide – descida de ladeiras em alta velocidade, realizando manobras de derrapagem;

Freestyle – manobras feitas em sequência, no chão;

Mini-rampas – realizado em rampa que mistura o estilo Street e o estilo Vertical (paredes pouco inclinadas);

Street Style (skate de rua) – na modalidade mais praticada em todo o mundo, os bancos, corrimões, escadas das ruas das cidades são utilizadas como obstáculos para o skate;

Vertical – é praticada em pista, e pode ser subdividida em outras modalidades, variando sempre as condições da pista. As manobras podem ser aéreas ou deslizando pela borda metálica da pista;

Por: blogeducacaofisica.com.br

 

CONTATO
ANTENADOS@ANTENADOS.COM.BR

(61) 98649-0522