Educação

Uma Viagem Na História Da Educação

Pesquisa da secretaria divulga histórico de escolas antes da inauguração de Brasília 

Já pensou nas escolas que foram criadas antes mesmo da inauguração de Brasília? Um histórico dessas construções que ocorreram entre os anos de 1957 e 1960 está disponível no documento Escolas Pioneiras de Brasília: A instalação das primeiras instituições educacionais até a inauguração da nova capital.

Esse é o segundo volume do estudo A instalação das escolas no Distrito Federal: Década de 1960, publicado em março de 2021.

O conteúdo, organizado pela Secretaria de Educação, faz uma relação das escolas que ainda estão em atividades e aquelas que estão inativas, assim como a história de cada uma.

Por meio de documentos oficiais, é possível conhecer a trajetória de construção da capital em uma perspectiva diferente, que dá voz à história da educação.

“Brasília, sendo uma cidade com poucos anos de existência quando comparada a tantas outras do Brasil, possui poucos registros dos fatos ocorridos na esfera educacional, se considerarmos os anos precedentes e até mesmo, os posteriores à sua construção”, argumenta a equipe técnica responsável pela publicação do registro.

A ideia do documento é contribuir e incentivar o conhecimento sobre o início do sistema educacional público da capital.

* Com informações da Secretaria de Educação