Saúde The Best

Verdades e Mentiras Sobre a Castração

Além de ser a medida mais segura e eficaz de controle populacional, a castração traz inúmeros benefícios para a saúde do animal

 

 

Muitas vezes os filhotinhos de uma ninhada não podem ser mantidos por seus donos e acabam sendo abandonados pelas ruas ou sofrendo maus tratos. Por esse motivo, acastração é um recurso super importante, mas que ainda gera muitas dúvidas.

Atentos a isso, fizemos duas listinhas com as verdades e as mentiras que existem por aí sobre o assunto e que podem ajudar na hora de tomar essa decisão. Confere com a gente!

Verdades sobre a castração:

Animal castrado perambula menos: Cães e gatos saem por aí atrás de uma fêmea no cio e procuram de todas as formas escapar de onde estão para namorar. Com a castração, os animais têm menos vontade de perambular e, portanto, menor chance de sofrerem acidentes ou serem maltratados.

Animal castrado não faz xixi por todos os cantos: Problemas de comportamento como, por exemplo, a necessidade de urinar para demarcar território, são reduzidos ou eliminados.

Animal castrado briga menos: A agressividade contra outros machos é tipicamente relacionada à disputa pelas fêmeas. Quando castrados, os machos brigam menos entre si…

A castração reduz riscos de problemas de saúde: O risco dos animais desenvolverem certos cânceres em idade avançada é bastante reduzido com a castração. O processo evita tumores em machos e infecções nas fêmeas, que atinge em média 60% das não castradas e cujo tratamento inclui a castração.

Fêmeas castradas não entram no cio: Isso significa que não há restrições em levá-las para passear. Quando uma fêmea  que está no cio sai na rua, os machos, atraídos pelo cheiro, podem trazer situações bem desagradáveis, principalmente quando estão soltos.

A castração evita o aparecimento de novas ninhadas: Filhotinhos são lindos, mas todos sabemos que não há casa para todos eles, e assim o destino que os aguarda é viverem sob péssimas condições ou serem exterminados de forma cruel. O número de animais que podem nascer de uma só fêmea ao longo de sua vida reprodutiva é imenso. Com a castração, o número de animais sem dono seria reduzido.

Mentiras sobre a castração: 

Castração é um ato brutal: A castração realizada nas clínicas veterinárias é uma cirurgia feita com anestesia do animal, pontos e medicamentos anti-inflamatórios.

Castração é uma violência contra o animal: Deixar seu animal procriar indiscriminadamente e depois não saber o que fazer com tantos filhotes, abandonando-os ou matando-os é muito mais do que uma violência, é um crime! A castração ajuda a controlar esse problema e ainda não machuca nossos peludinhos.

Eu não quero que meu bichinho fique gordo!: A dieta e a falta de exercício é que são as causas principais de os animais ficarem obesos e não a esterilização.

Castração custa muito caro: O custo de esterilização é, certamente, menor do que o custo envolvido em criar ninhadas e mais ninhadas. Além disso, há veterinários credenciados pelas ONGs para castração a baixo custo!

Animal macho perde a masculinidade: Errado! Há muitos cães e gatos castrados que continuam copulando normalmente. A única diferença é que o ato sexual não deixará a fêmea prenha.

Cachorro castrado não serve para cão de guarda!: A castração não tira o instinto de defesa do território. Portanto, o cachorro castrado continua sendo um bom guarda da propriedade onde mora. Veja mais em maxemacao