Antenados Blog Cidadania Novo sistema deixa mais transparente gestão das vagas de acolhimento no DF
Cidadania

Novo sistema deixa mais transparente gestão das vagas de acolhimento no DF

O Módulo Central faz o ranqueamento das solicitações de acordo com diferentes níveis de vulnerabilidade dos usuários

 

Os servidores e trabalhadores da Assistência Social passaram a utilizar nesta semana o novo Módulo Central de Vagas, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para facilitar e tornar mais transparente a gestão das vagas de acolhimento institucional no Distrito Federal. Com a modernização do sistema, os servidores poderão direcionar o público atendido conforme as prioridades e saber a estrutura das unidades que têm disponibilidade para direcionar os usuários de forma adequada.

O Distrito Federal tem, atualmente, 84 unidades de acolhimento, sendo seis de execução direta e o restante sob os cuidados de OSCs parceiras da Secretaria de Desenvolvimento Social | Foto: Renato Raphael/Sedes

A medida garante que crianças, adolescentes, pessoas idosas, com deficiência (PcD), adultos e famílias em situação de vulnerabilidade possam acessar os serviços de acolhimento de maneira organizada e eficiente, respeitando a legislação que trata das prioridades para destinação das vagas. O novo módulo também faz o ranqueamento das solicitações de acordo com diferentes níveis de vulnerabilidade.

“Hoje, o sistema permite fazer em tempo real a gestão quase de hotelaria dos espaços, saber, por exemplo, se existe cama para o público PcD, para a família, se é leito com beliche, leito superior ou inferior para saber se é acessível. Nós conseguimos classificar e pormenorizar todo o perfil do atendimento do acolhido”, explica o subsecretário de Governança, Inovação e Educação Permanente da Sedes, Rodrigo Freitas.

 

Por Agência Brasília, com informações da Sedes | Edição: Débora Cronemberger
Sair da versão mobile