Antenados Blog Cidadania O que abre e o que fecha no 7 de Setembro: Órgãos públicos do DF terão funcionamento alterado
Cidadania Eventos Mobilidade

O que abre e o que fecha no 7 de Setembro: Órgãos públicos do DF terão funcionamento alterado

Governo decretou ponto facultativo na data; saiba como será o atendimento em diferentes locais e serviços

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (6). Com isso, alguns órgãos e espaços públicos terão o funcionamento alterado.

A CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes) não terá expediente na parte administrativa, mas o call center e o atendimento em campo funcionarão normalmente.

A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) não terá expediente na sexta-feira nos postos de atendimento. As equipes de operação e manutenção, porém, trabalharão normalmente. O aplicativo da empresa, o site, o telefone 115 e o Whatsapp (61) 3029-8428 funcionam 24 horas por dia, sem interrupções.

As agências do Banco de Brasília (BRB) funcionarão no horário normal, das 11h às 16h, na sexta-feira — aos sábados e domingos não há atendimento bancário.

O SLU funcionará normalmente, de acordo com a coleta seletiva | Foto: Divulgação/ SLU

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também funcionará normalmente, seguindo a escala de coleta convencional e seletiva.

A Fundação Hemocentro de Brasília terá funcionamento normal na sexta, das 7h15 às 18h, mas não funcionará no sábado.

Mobilidade

trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios será interrompido a partir das 23h de sexta-feira, em razão dos preparativos para o desfile de 7 de Setembro.

O Metrô-DF funcionará em horário normal na sexta, das 5h30 às 23h30. No sábado, os trens circularão em escala de feriado, das 5h30 às 19h.

O Detran-DF, por sua vez, dividiu o esquema dos postos de atendimento, que não vão funcionar durante a sexta-feira. Quem agendou serviços de veículos, habilitação e penalidades para esse dia, porém, poderá ser atendido por ordem de chegada, desde que leve o comprovante de agendamento. Se a intenção for de reagendar, o procedimento pode ser feito pelo portal de serviços da autarquia ou pelo aplicativo Detran-DF.  Já as atividades da banca examinadora de trânsito voltadas para habilitação, caso tenham sido agendadas para sexta-feira, permanecem confirmadas. No sábado, as bancas não vão operar.

O horário do metrô será das 5h30 às 23h30 na sexta e das 5h30 às 19h, no sábado | Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) não terá atendimento ao público nos dias 6, 7 e 8, no setor de multas e penalidades e no protocolo. Já as operações de fluidez do DER-DF serão realizadas normalmente na sexta-feira. Elas ocorrem na Estrada Parque Ceilândia (DF-095/ Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001) — no trecho entre os viadutos de Samambaia e o do Pistão Sul — e na BR-070.

Lazer

O DER-DF também informa que, em função do feriado, o trânsito de veículos será interrompido no sábado (7) no Eixo Rodoviário (DF-002) para o Eixão do Lazer, das 6h às 18h. A interrupção também será feita no domingo, como é tradição.

Outra opção de lazer para os brasilienses, o Mirante da Torre de TV funcionará normalmente nos dias 6, 7 e 8, das 9h às 18h45.

O Zoológico é uma boa opção de lazer no fim de semana prolongado | Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

O Zoológico e o Jardim Botânico abrem normalmente na sexta e no sábado. O primeiro funciona das 8h30 às 17h, com encerramento da bilheteria às 16h. Já o segundo abre das 9h às 17h, com entrada gratuita para pedestres e ciclistas na portaria principal das 7h às 9h.

Os parques administrados pelo Instituto Brasília Ambiental terão funcionamento normal na sexta e no sábado. Os horários de abertura e fechamento podem ser consultados no site.

Os centros olímpicos e paralímpicos (COPs) não terão atividades na sexta-feira.

Secretarias

Nesta sexta-feira, dos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), estarão abertos os centros Pop, a Central de Vagas, a Unidade de Proteção Social 24 Horas (UPS) e as unidades de acolhimento. Estarão fechados as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e do Centro de Convivência (Cecon).

O Jardim Botânico estará aberto para visitação sexta e sábado | Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

Já os restaurantes comunitários estarão abertos na sexta. No sábado, vão funcionar as unidades de Planaltina, Recanto das Emas, Arniqueira, Pôr do Sol, Itapoã e São Sebastião.

Da Secretaria da Mulher (SMDF), funcionarão normalmente a Casa Abrigo e o Alojamento de Passagem da Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia. Os demais equipamentos estarão fechados.

Por Fernando Jordão, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader
Sair da versão mobile