O deputado Leandro Grass, autor da audiência, observa que a EJA já vinha apresentando queda no número de matriculados mesmo antes da pandemia
A Câmara Legislativa realiza nesta nesta sexta-feira (16) audiência pública para debater a oferta de vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no DF. A iniciativa é do deputado distrital Leandro Grass (Rede) e será feita de forma remota. O evento começa às 10h e terá transmissão ao vivo pelo e-Democracia, ferramenta de interação digital da Casa, e pela TV Web CLDF. Para o debate foram convidados membros do Governo do DF, de organizações da sociedade civil, professores e gestores de escolas.
O EJA é uma modalidade de educação básica que tem função social de assegurar a escolarização de pessoas que foram excluídas do direito à educação. “Existem dados que mostram que o número de matrículas caiu muito desde 2019. E a gente quer falar, entender os motivos que levaram a essa queda e sugerir ideias para garantir mais ofertas de matrículas e a permanência desses estudantes na modalidade”, resumiu Leandro Grass.
O levantamento do Inep citado pelo parlamentar indicou que a EJA, em 2020, teve queda de mais 8% nas matrículas em relação ao ano anterior. O levantamento foi feito antes mesmo do fechamento das escolas, por conta da pandemia, e agora tem a possibilidade de haver uma decrescente ainda maior.
“A pandemia mudou muita coisa na nossa vida. A educação foi severamente impactada em todos os segmentos. A EJA já estava em queda e não queremos que essas pessoas que já foram excluídas em outros momentos da história fiquem fora do processo educativo mais uma vez”, acrescentou o deputado.
Serviço:
Audiência Pública para Debate de Ofertas de Vagas na EJA no DF
Data: 16 de abril
Horário: 10h
Acompanhe: https://edemocracia.cl.df.leg.br/audiencias/sala/153
* Com informações da assessoria de imprensa do deputado Leandro Grass
Agência CLDF