O curso Governança de Serviços – Construindo Resultados a partir da Ouvidoria” capacita servidores com metodologias inovadoras e foco na melhoria dos serviços públicos
A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF) acaba de lançar o curso “Governança de Serviços – Construindo Resultados a partir da Ouvidoria”, capacitação de ensino a distância do GDF criada com apoio de ferramentas de Inteligência Artificial e da Escola de Governo (EGov). A iniciativa reforça o compromisso da administração distrital com inovação e melhoria contínua dos serviços públicos.
O conteúdo foi desenvolvido a partir da Caixa de Ferramentas da OGDF, material elaborado em parceria com a Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv), e utilizou IA para produção dos recursos audiovisuais. Com metodologias como design thinking e a Jornada do Ouvidor, o curso ensina servidores a identificar problemas, priorizar demandas e implementar soluções ágeis na gestão pública.
“Esta ação marca um avanço na modernização da administração pública, unindo tecnologia, educação e inovação para entregar melhores serviços à população”, afirma Daniela Pacheco, Ouvidora-Geral do DF.
As inscrições para a primeira turma já estão abertas e seguem até 19 de maio, com aulas ocorrendo entre 26 de maio e 26 de junho, totalmente online, pela Escola de Governo (EGov). A carga horária é de 20 horas, e o curso é voltado principalmente a ouvidores e servidores da Rede SIGO-DF, mas aberto a qualquer servidor interessado no tema.
Dividido em seis aulas, o programa aborda desde conceitos básicos de governança até a implementação de projetos-piloto, passando por coleta de dados, priorização de ações e construção de consensos. Mais informações e inscrições podem ser feitas no site da EGov.
Por Agência Brasília, com informações da Controladoria-Geral | Edição: Ígor Silveira