A Unidade de Proteção Integral mostra ao público as modificações que foram feitas desde que ganhou novo status
Como parte das ações da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Brasília Ambiental entregam, reformado, neste sábado (5), às 9h30, o Parque Distrital das Copaíbas. A iniciativa abrirá o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.
Em maio do ano passado, o Parque das Copaíbas recebeu uma nova categoria e passou a ser Parque Distrital das Copaíbas. A mudança significou importante avanço, porque conferiu ao espaço ecológico maior status de proteção ao passar o parque para a categoria do grupo de Unidade de Proteção Integral.
O Parque Distrital das Copaíbas, criado pela lei 1.600/97, está localizado dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago Paranoá, que tem ao todo 73 hectares e abriga nascentes e o Córrego das Antas, que deságua no lago.
A árvore copaíba (Copaifera langsdorffii) – tombada como Patrimônio Ecológico do Distrito Federal – é uma das principais espécies vegetais presentes e dá nome ao parque, que conta com 80% da vegetação natural preservada.
* Com informações do Brasília Ambiental