Antenados Blog Educação Pesquisadora Lança Cadernos Para Auxiliar Planejamento Pedagógico
Educação The Best

Pesquisadora Lança Cadernos Para Auxiliar Planejamento Pedagógico

Professora escreveu três novos volumes da série ‘Cadernos Projeto de Vida’, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF

A pesquisadora e professora do Instituto Federal de Brasília (IFB) Simone Braz Ferreira Gontijo lançou três novos volumes da série Cadernos Projeto de Vida. As publicações são produtos educacionais da pesquisa Permanência e êxito de estudantes: acompanhamento e ações na organização do trabalho pedagógico, realizada com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

Disponíveis para download gratuito na internet, cada um dos lançamentos trata de uma temática:

  *   Volume 1: Autoconhecimento http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/editoraifb/issue/view/129

  *   Volume 2: Eu e o Outro http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/editoraifb/issue/view/130

  *   Volume 3: Mundo do Trabalho http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/editoraifb/issue/view/131

Também é possível receber os exemplares em formato físico. Basta preencher o formulário de solicitação disponível na página de cada um dos volumes.

Entenda o projeto

De acordo com a equipe do projeto, a pesquisa Permanência e êxito no ensino médio integrado seria, inicialmente, uma pesquisa-ação desenvolvida por licenciados, com o objetivo de planejar e aplicar oficinas de projeto de vida em turmas do ensino médio integrado visando à permanência dos estudantes e seu êxito no curso. “Seriam oficinas interventivas que surgem no contexto da aprendizagem dialógica freiriana, buscando dar voz aos estudantes e visibilidade às juventudes representadas na escola”, explica a coordenadora.

Mas, diante da pandemia de covid-19, o projeto precisou ser alterado e os planejamentos e metodologias foram publicados como livros.

Em cada volume dos Cadernos Projeto de Vida, os professores são convidados a desenvolver atividades que possibilitem aos estudantes do ensino médio refletir sobre as temáticas relativas aos seus projetos de vida e desenvolver habilidades socioemocionais.

A autora afirma que o objetivo da pesquisa é incentivar a permanência do aluno no ensino médio e garantir um resultado positivo na vida deste aluno.

“As obras são voltadas aos professores e apresentam planejamentos pedagógicos de oficinas de projeto de vida para estudantes do ensino médio integrado da educação profissional e tecnológica. Os professores podem adaptar os conteúdos à sua realidade escolar e trabalhar de forma interdisciplinar”, afirma Simone.

Simone Gontijo tem experiência na área de Educação, atuando nas áreas de formação de professores, políticas públicas e avaliação.

Apoio

Todo o trabalho realizado contou com o apoio da FAP-DF por meio do Edital 03/2018 de Seleção Pública de Propostas de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação, modalidade Demanda Espontânea.

* Com informações da FAP-DF

Sair da versão mobile