Programação na área central da capital reuniu mais de 1,1 milhão de pessoas e contou com atuação conjunta de diferentes órgãos para assegurar mobilidade, conforto, limpeza e acesso a diversos serviços públicos
Brasília foi palco de uma série de atividades especiais neste fim de semana em celebração aos 64 anos da cidade. As ações planejadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) garantiram aos participantes uma programação tranquila e sem registro de ocorrências com vítimas fatais.
O cantor Zé Vaqueiro, um dos primeiros a se apresentar, marcou a abertura das festividades. De acordo com a Secretaria de Turismo, o artista reuniu cerca de 25 mil pessoas no Taguaparque no último dia 14. Já entre a última sexta-feira (19) e domingo (21), a pasta contabilizou 75 mil pessoas na Torre de TV Digital. Os shows do padre Fábio de Melo, Aline Barros, Willian & Marlon e Xand Avião reuniram mais de 65 mil pessoas na Torre de TV entre quinta (18) e domingo (21).
Na Esplanada dos Ministérios, o show histórico do DJ Alok, no sábado (20), reuniu aproximadamente 1 milhão de pessoas, de acordo com estimativas divulgadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Nessa noite, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) registrou o número de 16.532 pessoas transportadas pelos ônibus do DF. Já no domingo (21), o show do Luccas Neto para a criançada alcançou a marca de 50 mil pessoas.
“O aniversário de Brasília foi realmente especial, com celebrações incríveis que ofereceram uma programação diversificada para toda a família, repleta de atividades para todos os gostos. Destacamos a organização impecável e a segurança exemplar, com pouquíssimas ocorrências policiais. Proporcionar um evento desse porte, com essa estrutura, de forma gratuita para todos os brasilienses, foi um desafio que nos impulsionou a trabalhar em tempo recorde para garantir que tudo saísse perfeito”, afirmou o secretário de Cultura, Claudio Abrantes.
Entre quinta-feira (18) e domingo (21), 17 auditores de fiscalização da Semob atuaram na área central de Brasília para monitorar os horários de linhas, reforço dos ônibus, verificação de carros por aplicativo com o aparelho ligado, entre outras ações.
O público presente nas festividades pôde manter a hidratação em dia. Com apoio da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), foram instalados pontos fixos de fornecimento de água potável. Além disso, foram disponibilizadas três unidades móveis com caixas d’água de 500 litros cada, em Brazlândia, Planaltina e Santa Maria. A solenidade de troca da Bandeira, na manhã de 21 abril, na Praça dos Três Poderes, também contou com o fornecimento de água com uma caixa d’água de 500 litros.
Para manter a cidade limpa e organizada, as equipes do Serviço de Limpeza Urbana atuaram nos quatro dias de festa. Entre a última quinta-feira (18) e o domingo (21), foram 249 garis responsáveis por recolher cerca de 7,7 toneladas de resíduos nas duas torres de TV e na Esplanada dos Ministérios.
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) também marcou presença nos eventos. Para instituir o protocolo “É Direito Delas Dizer Não”, foram duas equipes com 26 servidores para divulgar e conscientizar sobre a ação, além de acolher àqueles que se sentiram sediados ou violentados durante os festejos. Nas ações preventivas, foram diretamente abordadas cerca de 1,2 mil pessoas.
Já a edição especial do programa GDF Mais Perto do Cidadão, instalado ao lado do Museu Nacional da República, levou à região diversos serviços essenciais de governo reunidos em um só lugar. A iniciativa prestou mais de dois mil atendimentos à população no sábado (20).
Segurança
As ações programadas pelo Protocolo de Operações Integradas (POI) garantiu aos participantes das festividades alusivas aos 64 anos uma programação tranquila. As reuniões de alinhamento, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), contaram com a participação de representantes das forças de segurança, além de outros órgãos de governo e representantes envolvidos.
“Foram diversas reuniões em que buscamos as melhores ações para garantir uma festa segura, do jeito que Brasília e toda a população merece. Estivemos atentos a todos os detalhes. Além do reforço no policiamento e de toda a atuação das forças de segurança, utilizamos em nossas ações o videomonitoramento e os drones, que acompanharam as festividades, ampliando, assim, a capacidade de trabalho de quem estava em campo”, declarou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Os eventos foram monitorados por meio do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), com uso de drones e câmeras de videomonitoramento. As aeronaves não tripuladas já são utilizadas pela SSP-DF em operações especiais, ações de salvamento e manifestações na área central da capital.
Ocorrências
Foram registradas 138 ocorrências entre sexta (19) e domingo (21); 120 foram furtos, sendo 83 de celulares. Destes, 34 foram bloqueados por meio do programa Fora da Rede, da Polícia Civil do DF (PCDF). Tiveram, ainda, quatro furtos de veículos e seis a transeunte. Foram registrados também cinco roubos, sendo dois deles a transeunte.
Na noite de sábado (20), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou 28 atendimentos, sendo cinco traumas e 23 clínicos. Foram necessárias cinco remoções para unidades de saúde.
Após a dispersão do público, já na madrugada de domingo (21), a SSP registrou o esfaqueamento de uma pessoa em situação de rua, na região da Esplanada. A vítima de arma branca foi conduzida ao hospital e o caso está sob investigação da Polícia Civil do DF.
Policiamento
O efetivo empregado pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) atuou nos eventos realizados no Plano Piloto e demais regiões administrativas. O policiamento foi reforçado com viaturas e militares a pé até a dispersão do público, garantindo a segurança do público na volta para casa. Os militares realizaram revistas pessoais nas proximidades do local de um dos shows mais esperados, no sábado (20), com o DJ Alok.
“Tivemos uma atuação marcante da PMDF no aniversário de Brasília, aperfeiçoamos nossa estratégia de atuação, realizando sucessivas linhas de revista em que foi possível retirar de circulação armas e objetos que poderiam ser usados para práticas ilícitas. Agradecemos a todos os policiais militares, que se empenharam diariamente, e aos participantes dos eventos, que contribuíram com as ações policiais”, pontuou o porta-voz da PMDF, major Raphael Broocke.
De acordo com a Polícia Militar, foram registrados seis Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), sendo três deles por uso e porte de substância entorpecente e outros três por porte de arma branca.
Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizou ações de prevenção de incêndios e contou com equipes de militares especializados em atendimento pré-hospitalar, circulando entre o público para uma resposta mais rápida em caso de necessidade. Ao todo, os militares realizaram 59 atendimentos entre sexta (19) e domingo (21), sendo a maioria por alcoolemia e hipoglicemia.
Detran
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou ações preventivas durante o aniversário de Brasília nas proximidades da Esplanada dos Ministérios e Torre de TV.
Na área central de Brasília, entre sexta-feira (19) e domingo (21), foram registradas 100 autuações de trânsito, sendo a maioria por estacionamento irregular. Além disso, os agentes realizaram operações nas regiões administrativas. Em Taguatinga, a Operação Rescaldo, que ocorreu nas primeiras horas da manhã, entre 4h e 6h, flagrou 20 condutores embriagados em 50 abordagens feitas.
Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno