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População idosa recebe atendimento especial no GDF Mais Perto do Cidadão, em Santa Maria

Tenda do Idoso ofereceu bate-papos, avaliação da mobilidade articular e capacidade funcional, liberação miofascial e spa dos pés, entre outras coisas

 

O público 60+ foi o protagonista da 40ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão em Santa Maria, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), nesta sexta-feira (1º) e sábado (2). Os moradores tiveram acesso a diversos serviços públicos em um único lugar e também puderam ser atendidos pelo Saúde Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Saúde (SES-DF). As tendas dos dois programas foram estruturadas na Quadra Central 1, Conjunto K, área central da cidade, próximo ao ginásio poliesportivo e à Agência do Trabalhador.

A vice-governadora Celina Leão destacou a importância de estar presente nas regiões administrativas | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Esta é a quarta vez do GDF Mais Perto do Cidadão em Santa Maria. Em 40 edições, até agora, já rodamos o Distrito Federal inteiro e continuaremos rodando, trazendo mais novidades e dando mais robustez a esse programa que já é conhecido pela população”, ressaltou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

A vice-governadora Celina Leão destacou a importância de estar presente nas regiões administrativas. “Pensamos em oferecer comodidade para a população, levando os serviços do GDF para a porta da casa dos moradores, para que não tenham que se deslocar. Sabemos que muita gente trabalha e é no sábado que podem tirar uma carteira de identidade, buscar a inscrição em um programa social, ter acesso à vacinação, e aqui até os cachorros têm atendimento”, frisou.

Atividades

Os serviços especiais ao público idoso foram realizados por meio do programa Viver 60+, que tem como foco a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da faixa etária e já atende 12 regiões. “Aqui é a cidade com maior qualidade de vida do Brasil. E eu, como arquiteta, sei que a cidade vai além das questões de gestão pública, também precisa se adaptar à população idosa. E quando trazemos as pessoas que têm 60+ para a conversa e debate, conseguimos entender as dores para poder solucionar. O governo é para isso”, afirmou Passamani.

A dona de casa Ivanir Franco teve acesso ao serviço de auriculoterapia. “Coloquei a sementinha para tratar ansiedade”

O mecânico João Batista Ferreira dos Santos, 63 anos, foi uma das pessoas atendidas no evento. “Vim procurar saúde e bem-estar e aproveitei para sair com o cabelinho cortado”, conta ele, que elogiou a iniciativa e convidou a população a participar das próximas edições. “É pertinho de casa. Às vezes o povo não quer vir porque só acorda meio-dia, mas tem que acordar cedo para vir.”

A dona de casa Ivanir Franco, 61, teve acesso ao serviço de auriculoterapia. “Coloquei a sementinha para tratar ansiedade. Foi muito rápido, nem cinco minutos”, disse. “Para mim é novo, é a primeira vez que eu tô participando e só posso agradecer mesmo, muito bom. Já nos primeiros 20 minutos aqui, o impacto foi grande pela estrutura que montaram e fiquei impressionada com o número de profissionais da estrutura. Que bom que há esse olhar para a população.”

Na Tenda do Idoso, houve bate-papo sobre prevenção à violência contra a pessoa idosa, com representantes da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), além de serviços de avaliação da mobilidade articular e capacidade funcional, liberação miofascial e SPA dos pés, entre outras atrações.

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira
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