Antenados Blog Educação Portas Abertas Para Os Jovens No Mundo Do Trabalho
Educação The Best

Portas Abertas Para Os Jovens No Mundo Do Trabalho

Com nova unidade em Brazlândia, GDF amplia oferta no ensino profissionalizante

A Escola Técnica de Brazlândia vai receber 360 estudantes neste semestre | Foto: Mary Leal / Secretaria de Educação

A cidade de Brazlândia ganhou sua primeira Escola Técnica esta semana. Ela foi inaugurada numa solenidade com a presença do governador Ibaneis Rocha, na terça-feira. Na ocasião, o secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, destacou a oferta do ensino técnico naquele local como um grande passo na construção do futuro dos jovens. “Aqui, nessas instalações fantásticas, teremos o mesmo conteúdo oferecido no Plano Piloto e nas demais cidades do Distrito Federal”, frisou.

A entrega de uma grande e estruturada escola técnica no Distrito Federal motivou o podcast EducaDF desta semana a se debruçar sobre o ensino profissionalizante. O conteúdo do programa já está disponível nas plataformas de áudio.

Nele, conheceremos o espírito curioso do universitário Samuel Ribeiro. Foi graças a curiosidade do garoto que a mãe sugeriu na adolescência que ele fizesse um curso na Escola Técnica de Brasília. “Tinha curiosidade em saber como as coisas funcionavam e me inscrevi no curso de montagem, manutenção e configuração de micros e periféricos”, explica Samuel.

A experiência foi tão boa que o jovem fez mais dois cursos. “O que me chamou a atenção foi o fato de os professores serem muito bons e a escola ter uma ótima estrutura”, destaca. Os primeiros cursos levaram a outros e hoje, ele é sócio em uma empresa onde utiliza os conhecimentos adquiridos e, mesmo no estágio como educador físico, ainda faz uso do que aprendeu. “Recomendo os cursos técnicos porque aliam o saber ao fazer e permitem o ingresso no mercado de trabalho de maneira mais rápida”, diz.

Recomendo os cursos técnicos porque aliam o saber ao fazer e permitem o ingresso no mercado de trabalho de maneira mais rápidaSamuel Ribeiro, empresário

Aos 20 anos, a técnica em enfermagem Fernanda Pinheiro é uma profissional realizada. Fernanda estudou no Centro de Educação Profissional Articulado do Guará — Professora Teresa Ondina Maltese (Cepag) ou Escola Técnica do Guará, como é mais conhecida. “Considero uma das melhores escolhas da minha vida. O curso me ajudou academicamente e profissionalmente porque tenho uma formação que já me permite trabalhar na área”, comemora.

Profissionais como Fernanda são uma inspiração para a estudante Marcela Viana, que ainda está no 3º semestre do curso técnico em Enfermagem, no Cepag, mas o amor à profissão faz com que a aluna já planeje seu futuro. “Amo essa área e vou levar esses ensinamentos para a vida”, destaca.

Mais oportunidades

A educação profissional e tecnológica é oferecida gratuitamente em 12 unidades escolares localizadas em Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Planaltina, Plano Piloto e Taguatinga. Em Brazlândia, no Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis, a estudante Márcia Fernandes fez o curso técnico em Controle Ambiental há alguns anos e afirma ter aprendido muito com o curso.

Assim, como Márcia, os estudantes de Brazlândia poderão, a partir deste ano, fazer os cursos técnicos de enfermagem ou informática e cursos de formação continuada oferecidos pela primeira Escola Técnica de Brazlândia.

Segundo Clara Silva, egressa do curso de Informática, do Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI) do Gama, a importância do curso técnico está no fato de que é rápido e de qualidade para quem deseja entrar no mercado de trabalho. “O curso também permite uma visão mais ampla a respeito de diversas áreas e com isso é possível decidir com mais discernimento os próximos passos na carreira profissional, além de ter possibilitado que eu conseguisse estágios”, resume.

*Com informações da Secretaria de Educação

Sair da versão mobile