Encontros são maneiras de a população participar da revisão do plano diretor
Termina neste domingo (31) o prazo para a realização das reuniões livres, que são encontros organizados pela população para discutir os temas da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). Essa é uma das formas de a sociedade participar ativamente no planejamento da sua região ou de todo o Distrito Federal.
Qualquer cidadão ou entidade pode fazer uma reunião livre e tratar de assuntos relacionados ao Pdot. Primeiro, é preciso acessar o site do plano diretor, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). No menu superior, busque a aba “Como Participar?”. Ao clicar nela, o primeiro tópico que aparecerá será “Reuniões Livres”, em que estão os documentos e informações necessárias para realizar o encontro.
Cada reunião livre precisa ter o mínimo de 15 participantes; registro da reunião, com lista de presença, fotos e contato da pessoa responsável; e sugestões da população sintetizadas em propostas.
“As propostas realizadas nas reuniões nos ajudam a entender, de maneira mais específica e autêntica, o que a população precisa para determinadas regiões. Ao fim deste prazo, nossa equipe analisará as propostas e seguirá com o cronograma do Pdot”, explicou o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.
Os encontros podem discutir um ou mais eixos temáticos do Pdot, que são: Participação Social e Governança; Desenvolvimento Econômico Sustentável e Centralidades; Gestão de Valorização Social da Terra; Habitação e Regularização Fundiária; Ruralidades; Meio Ambiente e Infraestrutura; Mobilidade; e Território Resiliente. As discussões também podem englobar uma região administrativa ou o DF inteiro.
Encaminhando propostas
Depois que a reunião for feita, é hora de encaminhar as propostas apresentadas. Para fazer esse procedimento, é preciso ir até o site do Pdot e clicar no canto superior, em “login”.
Após efetuar o login ou registrar-se, volte à página inicial do portal e na aba “Reuniões Livres” clique no botão “Participe”.
Um formulário se abrirá e você deve preencher as informações a respeito do encontro e anexar a documentação exigida. Vale destacar que no campo “Regiões Administrativas da Reunião” você deve informar a região onde a reunião ocorreu. Ao terminar, basta clicar em “enviar” e a sua reunião estará devidamente registrada.
Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader