Antenados Blog Cidadania Projeto Nasce uma Estrela oferece amparo para mães da Estrutural
Cidadania

Projeto Nasce uma Estrela oferece amparo para mães da Estrutural

Ação da Sejus estará presente no GDF Mais Perto do Cidadão nesta sexta-feira (21); participantes terão orientação de uma psicanalista sobre o vínculo materno e avaliações de doutorandas da UnB

 

A Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF) realiza nesta sexta-feira (21), na Estrutural, mais uma edição do projeto Nasce uma Estrela, dentro da 47ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão. Com duração de duas horas, o curso oferece informações práticas sobre os cuidados com os bebês, incluindo manejo das cólicas, aleitamento correto e bem-estar das mães no pós-parto.

Além do conhecimento teórico, as participantes recebem um kit enxoval, com roupinhas, fraldas e manta para os bebês. O projeto já beneficiou 600 mulheres em situação de vulnerabilidade social em edições anteriores realizadas em São Sebastião, Paranoá, Ceilândia, Sobradinho, Planaltina e Brazlândia. Agora, mais cem mães e gestantes terão a oportunidade de participar do curso, que acontecerá das 14h às 16h. As inscrições serão feitas diretamente no local: Setor Central, Quadra 36, Área Especial 05 S/N – ao lado da Administração Regional da Estrutural.

Novidades da edição

Além das aulas com doulas e uma enfermeira, cada participante passará por uma avaliação de doutorandas da Universidade de Brasília (UnB) | Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

A programação deste encontro apresenta novas atividades para ampliar o suporte às gestantes. Além das aulas com doulas e uma enfermeira, cada participante passará por uma avaliação de doutorandas da Universidade de Brasília (UnB), que medirão peso, altura, glicemia, pressão arterial e hemoglobina, contribuindo para um acompanhamento mais completo da saúde materna.

Outro destaque será a palestra da psicóloga e psicanalista Simone Eineck Alcântara, que abordará o desenvolvimento da relação entre mãe e bebê, auxiliando as participantes a fortalecer esse vínculo essencial nos primeiros meses de vida da criança.

Apoio à ressocialização

Ao final das atividades, haverá o sorteio de slings, carregadores de bebês feitos de tecido que permitem que as mães transportem os filhos junto ao corpo de maneira confortável e segura. O acessório foi confeccionado por reeducandas da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), que receberam capacitação de uma doula experiente na produção desses carregadores. Essa mesma profissional também estará presente no curso para ensinar as mães a utilizar corretamente o sling, garantindo conforto tanto para elas quanto para os bebês.

“A cada edição do Nasce uma Estrela, buscamos novidades e ampliar o suporte para as mães e gestantes do DF. Além de oferecer informações essenciais sobre os cuidados com os bebês, estamos sempre atentos ao bem-estar dessas mulheres, proporcionando assistência em saúde e fortalecendo o vínculo materno. O projeto é mais do que um curso, é uma rede de apoio que leva segurança e acolhimento às famílias que mais precisam”, destaca Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania do DF.

 

Por Agência Brasília, com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania | Edição: Vinicius Nader

Sair da versão mobile