Antenados Blog Saúde Projeto vai levar saúde aos olhos de alunos da rede pública do Distrito Federal
Saúde

Projeto vai levar saúde aos olhos de alunos da rede pública do Distrito Federal

Extrato contratual foi publicado nesta sexta-feira (13). Crianças e adolescentes vão passar por triagem, consulta e receber óculos

 

Com o objetivo de oferecer uma vida mais saudável e com mais qualidade para as crianças do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES-DF), em parceria com a Educação (SEE-DF) e o Instituto Elisedape, vão dar início ao projeto Em um Piscar de Olhos. O extrato do contrato foi publicado nesta sexta-feira (13), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Prevista para o início de 2025, quando o ano letivo nas escolas públicas começar, a iniciativa irá realizar triagem e consulta oftalmológica, entregando também óculos gratuitos aos alunos da rede pública.

A expectativa é de que o projeto atenda aproximadamente 140 escolas cadastradas no Programa Saúde na Escola (PSE), quase 54 mil estudantes. A primeira etapa começa no colégio, onde é realizada a triagem de forma rápida, sem dilatar a pupila. Depois, o aluno é encaminhado para uma consulta oftalmológica e no mesmo dia é escolhida a armação. Em até 60 dias, os óculos são entregues.

Para a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o projeto tem forte importância, uma vez que problemas de visão impactam diretamente no aprendizado e na qualidade de vida das crianças e adolescentes. “Este é o terceiro projeto que estamos participando para levar assistência e saúde para mais perto do cidadão. No início do próximo ano, também teremos mais dois, que serão voltados para a saúde bucal. Esse programa foi criado para reforçar a assistência à população, aproximando-se dos locais de maior vulnerabilidade ”, afirmou.

O Em um Piscar de Olhos já atendeu estudantes em seis estados – Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Amapá, Roraima e Rondônia – além do Distrito Federal. Ao todo, mais de 100 mil alunos foram englobados, em que mais de 20 mil apresentaram algum problema de refração e 3 mil possuíam alguma doença que causa cegueira. Dos alunos convocados para os mutirões das consultas oftalmológicas, 86% não sabia possuir algum problema de visão.

Programa Saúde na Escola

O PSE foi lançado oficialmente no DF em 2009, após parceria dos Ministérios da Saúde e Educação, instituída em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. A finalidade é contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

 

Por Agência Brasília, com informações da SES-DF | Edição: Ígor Silveira

Sair da versão mobile