Antenados Blog Cidadania Reforma da Praça da Bíblia na Candangolândia amplia espaço de convivência para moradores da região
Cidadania Obras

Reforma da Praça da Bíblia na Candangolândia amplia espaço de convivência para moradores da região

Obra atende demanda da comunidade, com novo paisagismo, iluminação moderna e áreas acessíveis para eventos e lazer

 

A reforma da Praça da Bíblia, localizada na Quadra 2 da Candangolândia, está em andamento para a criação de um espaço mais acessível e amplo para os moradores da região. Para o avanço da infraestrutura urbana e bem-estar da população o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu o valor de R$ 269 mil, que inclui a pavimentação de 1,7 km de calçadas, novo paisagismo e a criação de área propícia para eventos e lazer.

Executada por contrato da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), em parceria com Companhia Energética de Brasília (CEB) e com a Administração Regional da Candangolândia, o projeto atende a uma antiga demanda da comunidade para um espaço de mais acessibilidade e convivência para atividades sociais, culturais e religiosas.

O novo espaço poderá ser usado em eventos de lazer e religiosos, atuando na união da comunidade | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

“Essa praça foi construída em 2007 e nunca passou por uma reforma significativa. Além disso, ela não era utilizada para eventos como deveria ser. Nosso objetivo é recuperar a funcionalidade inicial do espaço, tornando-o um ponto de encontro para atividades sociais, culturais e religiosas”, destaca o administrador regional, Marcos Paulo Alves da Silva.

Entre as principais mudanças estão a retirada de estruturas que dificultavam a realização de eventos, a troca do piso de pedras portuguesas por concreto usinado, a instalação de bancos em áreas sombreadas e a ampliação do espaço útil da praça. A comunidade teve participação ativa no processo.

“Durante encontros com a administração, os moradores pontuaram as principais necessidades e essa colaboração foi essencial, visto que eles serão os maiores beneficiados e têm papel importante na preservação do local”, acrescenta o administrador.

William do Carmo: “Com essa reforma, teremos mais qualidade de vida e segurança, além de um espaço que valoriza nossa convivência”

A Praça da Bíblia foi instituída pela Lei Nº 4.125, de 2 de maio de 2008 e entregue em 28 de novembro do mesmo ano. A área da praça compreende o Calçadão Central da Praça e o Salão Comunitário e tem um valor simbólico e prático para o comerciante William do Carmo, 55 anos, que comemora o investimento do governo. “A praça estava em condições precárias. Com essa reforma, teremos mais qualidade de vida e segurança, além de um espaço que valoriza nossa convivência”, afirma.

Bem-estar

Morador da Candangolândia há 19 anos, Marcelo Batista, 47, celebra a reforma como uma oportunidade de fortalecer os laços comunitários por meio de eventos religiosos. “Sempre tivemos o desejo de realizar cultos e evangelismos, mas a praça não tinha estrutura para isso. Era impossível montar um palco ou algo maior e o espaço acabava vazio. Agora, estamos muito animados para usá-la ao menos uma vez por mês para orar e compartilhar momentos com as pessoas”, relata.

Lana Cristina Nunes Machado poderá retomar os passeios com a mãe, interrompidos devido ao estado precário em que a praça se encontrava

Para a servidora pública Lana Cristina Nunes Machado, 49, a benfeitoria significa a retomada de momentos preciosos com a família. Vizinha da praça, ela costumava passear com a mãe, Maria de Lourdes Nunes Machado, 88, mas os trajetos foram interrompidos devido à precariedade do piso de pedras portuguesas.

“Estamos ansiosas para voltar. A revitalização já era um sonho antigo, e agora temos um espaço de convivência seguro e aconchegante para os moradores. Esse projeto é um grande presente para a nossa comunidade”, destaca Lana.

 

Por Thaís Umbelino, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Sair da versão mobile