Antenados Blog Segurança Restrição de horário de distribuidoras de bebidas é apresentada em reunião de Consegs
Segurança

Restrição de horário de distribuidoras de bebidas é apresentada em reunião de Consegs

Capacitação reúne cerca de 100 lideranças comunitárias para debater ações estratégicas na segurança pública do DF

 

A regulamentação que limita o horário de funcionamento das distribuidoras de bebidas no Distrito Federal foi um dos principais temas debatidos durante a capacitação com cerca de 100 lideranças comunitárias realizada na manhã desta terça-feira (8), no auditório do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). O evento reuniu representantes das diretorias dos conselhos comunitários de segurança (Consegs) e faz parte de uma série de formações iniciadas em 2023.

A iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) tem como objetivo qualificar, continuamente, as lideranças comunitárias em temas atuais e estratégicos de segurança no Distrito Federal. O encontro também abordou políticas voltadas à população em situação de rua e a apresentação de dados estatísticos sobre criminalidade no DF.

“Os Consegs são fundamentais para a implementação do programa Segurança Integral. São eles os responsáveis por aproximar o cidadão dos gestores públicos e, assim, ajudam a transformar demandas locais em ações concretas, por meio da participação nas reuniões mensais de cada região administrativa. E é por meio dessa escuta ativa que conseguimos construir políticas mais eficazes, preventivas e alinhadas à realidade de cada região”, destaca o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Os encontros são importantes para promover alinhamento e implantação de novas técnicas para que tornem mais céleres os processos de recebimento de demandas e soluções com órgãos responsáveis. “A qualificação contínua dos membros dos Consegs fortalece a interlocução entre sociedade e poder público, ampliando a qualidade do debate e favorecendo respostas mais eficazes às demandas da população”, destacou o subsecretário dos Consegs, coronel Paulo André Monteiro.

Para José Antônio de Souza, presidente do Conseg Sudoeste, as capacitações são essenciais para a compreensão das questões de segurança pública. “As capacitações são fundamentais, pois proporcionam um aprendizado uniforme a todos os membros dos conselhos. Não beneficiam apenas os presidentes, mas garantem que toda a diretoria compreenda os temas relacionados à segurança pública”.

A presidente-interina do Conseg Riacho Fundo, Nadja Alves, falou da importância da capacitação para cobrar o resultado das demandas apresentadas durante as reuniões mensais. “Esses encontros ampliam nosso conhecimento para lidar com as questões de segurança. Somos mediadores entre a população e os órgãos públicos, e isso exige preparo. Nosso trabalho é pela sociedade civil, cobrando respostas e soluções para as demandas que recebemos.”

Distribuidoras

No último final de semana, a Operação Quinto Mandamento, da SSP-DF, passou a ter mais um foco: a fiscalização de distribuidoras de bebidas. A ação foi apresentada aos conselheiros durante a capacitação.

“Esta é uma ação que dialoga diretamente com as demandas da população e com as dinâmicas que mapeamos em nossos estudos. A restrição é estratégica e necessária para conter o crescimento de crimes associados a esses espaços e um dos canais que recebemos essa demanda foi por meio dos Consegs e por isso é tão importante que esse seja tema de uma das palestras neste evento”, afirma o titular da SSP-DF.

Durante a capacitação, Thiago Frederico de Souza Costa, chefe de gabinete da SSP-DF, detalhou os fundamentos para criação da nova portaria. “Buscamos fundamentos sólidos que justificassem a definição de um novo horário de funcionamento para as distribuidoras. A fiscalização terá início com caráter orientativo e educativo. Em seguida, serão aplicadas medidas como interdição e multas, caso necessário.”

O diretor comunitário do Conseg Lago Sul, Luis Guilherme, ressaltou a importância da medida. “Essa portaria era uma medida necessária no Distrito Federal. A população aguardava uma resposta concreta, e essa regulamentação vem em boa hora”, finaliza.

 

Por Agência Brasília, com informações da Secretaria de Segurança Pública | Edição: Ígor Silveira

Sair da versão mobile