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São Sebastião é a oitava cidade a receber os serviços do Saúde Mais Perto do Cidadão

Carretas ficarão no estacionamento da Feira Permanente até sábado (16) com exames e consultas gratuitas; desde que foi criado, em agosto, o programa ultrapassa mais de 117 mil atendimentos em diversas especialidades

 

A cozinheira Ivanilde Ramos, de 52 anos, encontrou no programa Saúde Mais Perto do Cidadão, em São Sebastião, a oportunidade que precisava para fazer com rapidez os exames de rotina pendentes. “Percebia que a minha tireoide estava aumentando de tamanho, mas não conseguia um agendamento. Estou muito feliz que passei por uma consulta aqui no mesmo dia que vim.” É justamente com esse objetivo de se aproximar das pessoas e ofertar consultas gratuitas e de qualidade que a iniciativa soma mais de 117 mil atendimentos desde que foi instituída, em agosto, graças aos recursos de emenda parlamentar do deputado federal Gilvan Maximo.

Até o próximo sábado (16), as carretas de atendimentos públicos gratuitos em saúde ficarão estacionadas nas imediações da Feira Permanente da cidade para disponibilizar à população consultas nas áreas de clínica médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, urologia e mastologia, além de exames de eletrocardiograma, mamografia e ultrassonografia.

“Estou muito feliz mesmo porque graças a esse programa as unidades de saúde de São Sebastião vão desafogar. Vim para cá só para tentar, já achando que daria errado. Isso é um presente para os moradores daqui”, elogiou Ivanilde.

De acordo com o deputado federal Gilvan Maximo, a expectativa é ampliar o programa em 2025: “É um serviço importantíssimo para a população, que conta com R$ 23 milhões de emendas bem aplicadas para mudar a vida dessas pessoas. Esse é o maior programa móvel da América Latina e para a próxima edição nós vamos colocar mais carretas, passando dos R$ 35 milhões destinados ao programa”.

Para a aposentada Maria Lúcia de Sousa, 63, o maior benefício com o Saúde Mais Perto do Cidadão foi poder se consultar sem precisar se deslocar para o Plano Piloto: “Eu tenho uma prótese no joelho e, por isso, a minha locomoção é limitada. É sempre uma dificuldade para eu ir quando o atendimento é muito longe. Aqui, consegui tudo pertinho de casa”.

A facilidade, para ela, não se restringiu apenas ao deslocamento. “Estava com dificuldade para marcar uma consulta. Quando tem uma oportunidade dessa, tem que vir mesmo. Cheguei cedo para pegar a senha e já estou com o encaminhamento para meus óculos de grau novos. Se eu fosse marcar uma consulta normal com oftalmologista, iria levar muito tempo”, elogiou a aposentada.

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Criado em agosto, o Saúde Mais Perto do Cidadão já realizou mais de 117 mil atendimentos em várias regiões administrativas do Distrito Federal.

A última cidade visitada pela iniciativa foi Santa Maria. Antes, receberam o projeto as regiões administrativas de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e Gama. Ainda estão previstas edições em Brazlândia, Paranoá, Itapoã, Planaltina, Arapoanga e Sobradinho II.

Como funciona

Até o próximo sábado (16), as carretas estarão no estacionamento da Feira Permanente e as senhas serão distribuídas por ordem de chegada, a partir das 7h. Para acessar os serviços, basta apresentar a carteira de identidade, o CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também é preciso informar um número de telefone para contato.

Os resultados dos exames feitos no Saúde Mais Perto do Cidadão podem ser retirados no local da coleta a partir do dia seguinte. Eles também poderão ser enviados via WhatsApp (99812-6936), pelo sistema do laboratório de forma automática assim que concluídos e liberados.

Para consultar o resultado via WhatsApp, basta encaminhar uma foto do documento de identificação e aguardar o envio do laudo em PDF ou via link. A senha do link é a data de nascimento do próprio paciente.

O prazo para entrega dos exames de sangue é de 48 horas, para os de urina, 72 horas e Prevenção (PCCU) é de 15 dias.

 

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

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