Antenados Blog Saúde Unidade de saúde promove imunização de 486 colaboradores em 10 dias
Saúde

Unidade de saúde promove imunização de 486 colaboradores em 10 dias

Vacinação promovida nos respectivos setores dos funcionários do HRSM tem como objetivo evitar principalmente a disseminação de doenças respiratórias

 

Com o objetivo de promover saúde e reduzir os riscos de propagação de doenças infecciosas, especialmente os vírus respiratórios, como influenza e SARS-CoV-2, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuepi) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realizou a campanha “Profissional Seguro – Imunização em Dia”, que consiste na vacinação “in loco” dos colaboradores dentro de seus respectivos setores.

Ao longo de dez tardes, a equipe conseguiu aplicar um total de 486 doses, sendo 225 vacinas contra covid-19, 215 contra influenza e 46 dTpa, que previne contra difteria, tétano e coqueluche.

Além de proteger os trabalhadores contra doenças que podem comprometer sua saúde, essa ação visa também prevenir o aumento da transmissibilidade de microrganismos entre os pacientes internados no HRSM | Foto: Divulgação/IgesDF

“Tendo em vista que umas das medidas mais eficazes de prevenção para alguns agravos é a vacinação, resolvemos fazer ação de imunização in loco no intuito de levar as vacinas até os colaboradores. Entendemos que, muitas vezes, o plantão é corrido e nem sempre eles conseguem ir até a nossa Sala de Vacina”, explica a chefe do Núcleo da Vigilância Epidemiológica do HRSM, Larysse Lima.

Essa iniciativa fortalece diretamente as ações do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (Nucih), cuja colaboração com o Nuepi visa reforçar a imunização dos profissionais de saúde, reduzindo de forma significativa o risco de transmissão de patógenos no ambiente hospitalar.

“Ao priorizar a imunização dos colaboradores, a iniciativa impacta positivamente tanto na saúde dos profissionais quanto na segurança dos pacientes, ao mitigar, através dessa ação, a incidência de infecções hospitalares”, afirma a chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do HRSM, Aldyennes Carvalho.

 

Por Agência Brasília, com informações do IgesDF | Edição: Saulo Moreno
Sair da versão mobile