Motorista foi flagrado pelas câmeras de videomonitoramento do Centro de Controle Operacional do DER-DF
Na manhã desta quarta-feira (18), na BR-020, na subida do Colorado, sentido Sobradinho, um caminhão-caçamba derramou cerca de três toneladas de resíduos de concreto num trecho de dois quilômetros.
Por meio das câmeras do Centro de Controle Operacional do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), agentes de trânsito flagraram o caminhão e acionaram as equipes para sinalizar o local e realizar a limpeza da via.
O motorista do caminhão foi autuado pelo DER-DF. Dois autos de infração foram lavrados em trânsito por videomonitoramento. Uma das infrações foi ao artigo 231 do Código de Trânsito de Brasileiro (CTB), que prevê que derramamento de carga, promovendo danos à via pública, é infração gravíssima, cuja multa é de R$ 293,47.
A segunda refere-se ao artigo 230, que trata de infrações de trânsito relacionadas à regularidade e à condução do veículo. O caminhão não possuía lona, equipamento obrigatório e indispensável para o transporte de resíduos. Essa infração é grave e resulta em multa de R$ 195,23.
Para garantir a segurança dos quase 80 mil motoristas, que trafegam diariamente pelo local, o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) interditou parte da via durante quatro horas. Uma viatura de trânsito com dois agentes permaneceu no local durante toda a operação de limpeza, que contou com o apoio da equipe de manutenção, com 10 colaboradores, um caminhão, uma bobcat e um guincho.