Antenados Blog Cultura Carnaval além do samba: no DF, a folia é para todos os gostos e estilos
Cultura

Carnaval além do samba: no DF, a folia é para todos os gostos e estilos

Conheça a história de dois blocos de rua da capital que exploram gêneros e performances diferentes das convencionais

O Carnaval e o samba têm uma relação que transcende o tempo e está entre as mais emblemáticas da cultura brasileira. Foi na festividade que o gênero musical nascido nos morros cariocas encontrou seu palco para expressar e conquistar corações por todo o país. Mas quem foi que disse que a folia só tem espaço para um gênero musical? Em Brasília, a diversidade ganha as ruas pelos blocos e eventos da capital, com opções para todos os gostos.

Há 15 anos tomando as ruas do DF, o bloco Sustentável do Patubatê traz um repertório brasileiro carnavalesco que mistura gêneros musicais com ijexá, cirandas, maculelê, samba-reggae e funk brasileiro. Este ano, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o bloco vai animar os foliões no Setor Carnavalesco Sul, na segunda-feira (12).

Idealizador do projeto Patubatê, Fred Magalhães, afirma que o objetivo é unir artistas renomados com alunos da iniciativa. “Teremos um corpo performático mais profissional ao lado de amadores, no sentido de que amam o que estão fazendo”, enfatiza.

Magalhães acrescenta, ainda, que um dos diferenciais do bloco está na utilização de instrumentos criados a partir de material reciclável. “Nós damos oficinas para construção de instrumentos, para que as pessoas possam tocar com a gente. Temos, por exemplo, agogôs de panela e surdos feitos em tonéis, que nos oferecem um timbre diferente dos convencionais”, explica.

Harmonia do Sampler

Você já ouviu falar no sampler? Esse dispositivo ou software é usado para gravar, reproduzir ou manipular músicas e trechos sonoros a fim de criar novas composições e arranjos musicais. Foi graças a este equipamento que nasceu um dos blocos mais diferentes da programação carnavalesca da capital para este ano: o Harmonia do Sampler.

Produtor da banda que originou o bloco, Cleber Machado, narra que tudo surgiu há oito anos, após uma brincadeira entre amigos viralizar. “Fizemos uma música que explodiu na internet, em uma época em que era muito difícil atingir visualizações muito rapidamente. O pessoal começou a nos ligar querendo shows, mas a gente só tinha uma música”, diz.

Com a repercussão, os integrantes decidiram criar uma banda de covers, que ajuda a dar roupagens novas a músicas populares brasileiras em uma pegada mais eletrônica. “Assim fizemos, e foi um sucesso; começamos a participar de shows, também no Carnaval, e há três anos decidimos fazer o bloco, que é de pequeno porte, mas com um público bem legal”, prossegue.

Questionado sobre o repertório, Machado promete “uma verdadeira bagaceira hype”, como se refere à formação. “Só vendo para crer. Vai ser uma coisa bem divertida, engraçada. Tudo com um grupo que musicalmente é muito forte, composto pelo DJ Rafael Ops, o vocalista Caetano Maia, o percussionista Luiz Ungarelli, o guitarrista Marquinhos Morais e Samuel Mota, na segunda guitarra”, detalhou. O Harmonia do Sampler desfilará nesta sexta-feira (9), na 203 Norte, a partir das 15h.

 

 

Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Sair da versão mobile