Antenados Blog Economia Distrito Federal registra crescimento nas exportações no terceiro trimestre de 2024
Economia

Distrito Federal registra crescimento nas exportações no terceiro trimestre de 2024

No Boletim do Comércio Exterior, a capital do país se destacou em nichos variados do mercado, como soja, carnes e artefatos de joalheria

 

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) divulgou o terceiro Boletim do Comércio Exterior de 2024, nesta quarta (5). O estudo aponta um cenário positivo nas exportações, com crescimento de 21,4% em comparação ao segundo trimestre e de 14,1% em relação ao mesmo período de 2023.

A produção de soja, carnes de aves e enchidos de carnes teve grande importância no crescimento das exportações, dentre os produtos agrícolas e agroindustriais. Considerando o cenário nacional, um dos destaques desse trimestre foi a exportação de artefatos de joalheria – o DF ficou atrás apenas de São Paulo, representando 6,33% do mercado.

O estudo também mostrou a relevância do Distrito Federal nas exportações de massas para preparação de pães.

Por outro lado, as importações do DF registraram queda de 26,1% entre o segundo e o terceiro trimestres de 2024, que foi atribuída, principalmente, à redução das compras de produtos farmacêuticos e medicinais, que correspondem a 80,9% da pauta importadora da região.

“Com esse cenário, o Distrito Federal consolida sua posição como um importante exportador nacional, especialmente no setor agroindustrial, e demonstra avanços significativos na diversificação de sua pauta exportadora”, destaca Francisca Lucena, diretora de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas, do Instituto.

 

Por Agência Brasília, com informações da IPEDF | Edição: Carolina Caraballo

Sair da versão mobile