Aulas semanais de redação e simulados foram decisivos para o desempenho dos alunos do CED 08
Dez alunas do Centro Educacional 08 (CED 08) do Gama obtiveram mais de 900 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. No Distrito Federal, 648 estudantes alcançaram notas entre 940 e 980 na redação, sendo 32 deles da rede pública. O desempenho destacado das alunas da unidade escolar é resultado do trabalho contínuo de preparação promovido pela escola ao longo do ano, um esforço que foi amplamente reconhecido e elogiado por familiares e professores.
O diretor da escola, Francisco Valdevino, destaca que o sucesso dos alunos é resultado de uma rotina rigorosa de preparação. “Oferecemos aulas semanais de redação e simulados cronometrados, com foco no terceiro ano. Nosso trabalho começa com um ano de antecedência, preparando os estudantes para o Enem com práticas contínuas”, explica. O gestor também relembrou o sucesso do ano anterior, quando 26 alunos foram aprovados no exame.
No ano de 2024, o CED 08 do Gama contou com seis turmas e 179 alunos no terceiro ano do ensino médio, dos quais mais de 100 se inscreveram para a prova do Enem. Ana Victoria dos Santos, de 19 anos, uma das alunas que obteve a nota 940, destaca a ajuda da escola durante o processo de inscrição. “A escola montou uma sala com um computador para facilitar as inscrições. Eles também nos incentivaram a aproveitar os espaços de estudo, como a biblioteca”, conta a estudante, que se dedicou ainda mais ajudando os colegas a se inscreverem.
Izabelle Izídio, 17, que também alcançou a nota 940, expressa a felicidade com a conquista: “Minha família ficou muito orgulhosa. Minha prima fez uma postagem maravilhosa nas redes sociais, e meus pais estão muito felizes. Eles sempre me apoiam, e ver a felicidade deles me motiva ainda mais”.
Maria Fernanda Veloso, 18, que obteve a nota 920, atribui seu sucesso à prática constante. “Fizemos oito redações cronometradas ao longo do ano e, além disso, a professora sugeriu que escrevêssemos em casa. Com isso, percebi o quanto a prática constante fez a diferença para melhorar meus textos”, compartilha Maria.
A coordenadora regional de Ensino do Gama, Cássia Nunes, ressalta o esforço da escola em investir em projetos pedagógicos ao longo dos últimos dez anos, o que tem garantido bons resultados: “Esses projetos visam a ampliação do aprendizado dos alunos e só foram bem-sucedidos graças ao apoio das famílias e ao engajamento dos estudantes”.
Por Agência Brasília, com informações da SEE-DF | Edição: Ígor Silveira