Antenados Blog Segurança GDF lamenta morte de policial militar durante salvamento de vítimas de incêndio em Maceió
Segurança

GDF lamenta morte de policial militar durante salvamento de vítimas de incêndio em Maceió

Segundo-sargento Adriano Damásio Lopes era lotado no Batalhão de Policiamento de Trânsito e passava férias na capital alagoana quando ajudou a retirar pessoas de hotel em chamas; militar será honrado com promoção post mortem

 

O segundo-sargento Adriano Damásio Lopes, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), morreu na madrugada desta quinta-feira (16) em Maceió (Alagoas) ao salvar vítimas de um incêndio no hotel onde estava hospedado com a família. De férias, o policial de 44 anos agiu antes da chegada do Corpo de Bombeiros do estado para resgatar e direcionar as pessoas que estavam no estabelecimento. Ele foi encontrado inconsciente em um dos quartos; chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Adriano será honrado com uma promoção post mortem e se tornará primeiro-sargento da corporação.

Adriano ingressou na PMDF em 2003 e era lotado no Batalhão de Policiamento de Trânsito | Foto: Divulgação

O governador Ibaneis Rocha lamentou a perda e reconheceu o ato de coragem do policial: “Adriano agiu com destemor e heroísmo, honrando a instituição a qual pertencia e deixando um legado de humanidade que será eternamente lembrado. Determinei à Secretaria de Segurança Pública para adotar as providências para o traslado do corpo e que todo o apoio necessário seja oferecido à sua família neste momento tão difícil. Enviamos nossas sinceras condolências aos familiares e amigos, e exaltamos o gesto heroico de Adriano, que receberá todas as homenagens merecidas por seu ato de bravura e altruísmo”.

Adriano estava acompanhado da esposa, da filha de 10 anos, da sogra e de um casal de amigos. Todos foram resgatados e passam bem. Segundo a comandante da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, o policial era reconhecido pelo profissionalismo e heroísmo. “Ele foi um excelente policial, teve um gesto heroico e de exemplo de coragem, dedicação e amor ao próximo. Tudo isso ele fez durante a carreira na corporação do DF. Ele merece todas as honras, inclusive a de promoção post mortem. Abriremos um processo para que ele seja promovido de segundo-sargento a primeiro-sargento pelo ato que teve nesse acidente”, afirmou a comandante.

O corpo do policial será encaminhado para Brasília com o apoio do Governo do Distrito Federal, por meio da aeronave da PMDF, que também presta assistência aos familiares do militar. Adriano ingressou na corporação em 2003 e era lotado no Batalhão de Policiamento de Trânsito.

 

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo

Sair da versão mobile