A mostra reúne fotografias produzidas durante o projeto cultural Brasil Nosso Lugar, voltado para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social
A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) apresenta, nesta quarta (9), às 16h, a abertura da exposição Policromia da Cidade, resultado de oficinas desenvolvidas pelo Instituto Olga Kos de Inclusão em que os participantes fizeram intervenções artísticas, como colagens, pinturas e desenhos. A exposição segue até o dia 31 deste mês, com horário de visitação das 9h às 19h.
As obras selecionadas, no total de 17 fotografias, com intervenções de pintura e bordado, foram escolhidas por uma curadoria realizada pelos próprios artistas. “[Cada obra da exposição] reflete a visão individual de quem a transforma”, resume a coordenadora do Departamento de Artes do Instituto Olga Kos, Silvia Liz. Como contrapartida social, o projeto incluiu uma palestra e um debate sobre inclusão cultural aberta aos professores da rede pública de ensino.
A previsão é que o Olga DF atenda mais de mil participantes até 2025 em várias regiões do DF e receba os eventos em prol da diversidade e da inclusão social no Brasil. “A expansão das atividades esportivas, culturais e científicas do Instituto Olga Kos para outros estados brasileiros é uma realidade”, aponta o presidente do instituto, Wolf Kos. “As oficinas esportivas já acontecem, e estamos trazendo os nossos projetos artísticos para o Distrito Federal, como o Brasil Nosso Lugar, que terá na exposição Policromia da Cidade o seu ápice.”
Brasil Nosso Lugar
O projeto cultural Brasil Nosso Lugar contemplou seis turmas com 15 participantes cada, inserindo em seus quadros 90 pessoas entre pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.
Durante oito meses, o Brasil Nosso Lugar promoveu oficinas e treinamento em fotografia em São Paulo, incentivando a captura de imagens de monumentos e locais icônicos do Brasil, contrastando-os com os bairros dos participantes do projeto, que têm sua própria simbologia.
Policromia da Cidade
- Abertura: quarta-feira (9), das 16h às 19h;
- Visitação: até o dia 3, das 9h às 19h;
- Local: Biblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural da República, Área Cívica, s/nº;
- Classificação indicativa livre.