Programas GDF Mais Perto do Cidadão e Saúde Mais Perto do Cidadão proporcionaram momentos de bem-estar e cuidado aos moradores; comemorações incluíram ações para celebrar o Dia da Consciência Negra
A população de São Sebastião teve acesso neste sábado (16) à rede de serviços gratuitos oferecidos pelo Governo do Distrito Federal nas áreas de lazer, cidadania, saúde e combate à dengue. Os programas GDF Mais Perto do Cidadão e Saúde Mais Perto do Cidadão se instalaram ao lado da Feira Permanente da cidade, enquanto a ação de combate à dengue percorreu a região.
Em visita ao local, a governadora em exercício Celina Leão citou a integração do GDF e a importância do apoio aos moradores. “Estamos em São Sebastião com três programas de sucesso. O dia D de combate à dengue, onde nós já estamos na prevenção fazendo uma ação aqui com o Corpo de Bombeiros, com a Secretaria das Cidades, com todos os órgãos envolvidos, fazendo a limpeza e conscientizando a população para prevenir a dengue. O GDF Mais Perto do Cidadão, trazendo todas as nossas secretarias aqui para atender o cidadão naquilo que ele deveria, às vezes, ir no órgão, e estamos aqui presentes. E o Saúde Mais Perto Cidadão, que faz inúmeros atendimentos; são mais de 14 especialidades, com exames de imagem, diagnóstico”, enumerou.
“Posso dizer que foi um sucesso. Esse projeto é uma construção que envolve o esforço de toda a estrutura de governo, para levar à população serviços de qualidade. Podemos comemorar, também, que estamos chegando a 300 mil atendimentos realizados em todas as regiões administrativas do DF. Isso é fruto do compromisso de cuidar bem e levar cidadania a todos”, observou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Responsável pelas emendas parlamentares do Saúde Mais Perto do Cidadão, o deputado federal Gilvan Máximo elogiou o trabalho integrado com o governo. “Esse time está unido para fazer com que a saúde do DF esteja cada dia melhor. Essa é a oitava cidade, nós passamos dos 120 mil procedimentos. Aqui nós temos um laboratório montado para fazer os exames de sangue. Aí a pessoa tem um colesterol alto ou está com triglicerídeos alto, nós levamos ela para o nutricionista, para balancear as refeições. A pessoa tem diabetes e não sabia, tem o nosso acompanhamento. É um atendimento de total respeito”, pontua.
Celebração da cultura negra
Apresentações de danças afro, maculelê e capoeira rechearam a programação especial para comemorar o Dia da Consciência Negra. O Conselho Distrital de Defesa dos Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Social também esteve presente, tirando dúvidas sobre direitos e políticas públicas voltadas à população negra.
Quase 300 mil atendimentos
Desde o início de 2023, o programa já contabilizou mais de 277 mil atendimentos em diversas regiões do DF, como Santa Maria e agora São Sebastião. Ao longo das edições, os participantes puderam atualizar o cartão de vacinação, garantir a antirrábica para animais e aproveitar serviços de beleza e curtir atividades artísticas.
A doméstica Antônia de Jesus Menezes da Silva, 53 anos, compareceu ao evento com os netos David, 7, Daniel, 12, e Valentina, 9, para emitir a carteira de identidade deles. Ela mora no Maranhão e tem família no DF. “Fica bem mais fácil; se fosse para eu levar todos em uma delegacia ou no Na Hora, iria gastar muito tempo. Achei ótima essa estrutura”, elogiou.
Criado por meio do Decreto nº 44.213/2023, o GDF Mais Perto do Cidadão é organizado em eixos temáticos como justiça e cidadania, saúde, cultura e educação, e esporte e lazer. Ao longo deste ano, ele já percorreu Água Quente, Arapoanga, Ceilândia, Brazlândia, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia, Sobradinho, Fercal e Itapoã, entre outras regiões, beneficiando milhares de moradores com serviços essenciais e promovendo cidadania em toda a capital do país.
Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo