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Gerenciamento de conflitos foi tema de capacitação para gestores das UPAs

Evento no auditório do Hospital de Base do Distrito Federal foi mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Lideranças do IgesDF

 

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) promoveu, nesta quarta-feira (25), mais uma etapa do seu Programa de Desenvolvimento de Lideranças. O auditório do Hospital de Base do Distrito Federal foi palco da capacitação sobre gerenciamento de conflitos voltada para os gestores das unidades de pronto atendimento (UPAs). O treinamento, conduzido pelo coordenador de Compliance e Governança do IgesDF, Eduardo Corrêa, abordou a importância da comunicação clara e da mediação de conflitos no ambiente de saúde.

Eduardo Corrêa ressaltou a importância da prevenção, sugerindo que os gestores devem conhecer o perfil de cada colaborador e manter uma escuta ativa para identificar possíveis desafios antes que se tornem conflitos | Foto: Alberto Ruy/Divulgação IgesDF

“Hoje, trabalhamos os tipos de conflitos que podem existir dentro de uma unidade de saúde e as formas de gerenciamento dos mesmos”, destacou Corrêa, enfatizando a necessidade de uma abordagem tanto para os conflitos entre colaboradores quanto para aqueles que envolvem pacientes e acompanhantes. O foco da capacitação foi a comunicação efetiva, crucial para a resolução de problemas e para a criação de um ambiente positivo.

Eduardo Corrêa enfatizou que “toda a resolução tem como fim não só sanar aquele conflito, mas que disso possamos extrair algo positivo, desenvolvendo um plano de ação e melhorias”. Ele também ressaltou a importância da prevenção, sugerindo que os gestores devem conhecer o perfil de cada colaborador e manter uma escuta ativa para identificar possíveis desafios antes que se tornem conflitos.

De acordo com Eduardo, a alta demanda por ações do dia a dia pode dificultar o gerenciamento de conflitos. “A alta demanda de atividades muitas vezes fazem com que as ações preventivas de gestão de conflitos não sejam bem trabalhadas,” afirmou. Para ele, é fundamental que o gerenciamento de conflitos seja uma competência priorizada pelos gestores. “O cuidado com as pessoas é uma competência do gestor,” acrescentou.

 

Por Agência Brasília, com informações do IgesDF | Edição: Saulo Moreno
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