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Liberada alça que liga a via Epia à EPTG

Serviços de concretagem que vão garantir funcionalidade ao corredor de ônibus do Eixo Oeste continuam em execução e, ao logo desta semana, mais uma faixa de rolamento será liberada para o trânsito

O Governo do Distrito Federal (GDF) liberou nesta terça-feira (4) a alça que liga a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) à Estrada Parque Taguatinga (EPTG). O acesso estava interditado desde o dia 10 de maio para a continuidade dos serviços de concretagem na altura do viaduto que passa sobre a Epia. Ao longo desta semana, mais uma faixa de rolamento será liberada para o trânsito.

“A liberação desta alça trará impactos positivos no trânsito, uma vez que, como rota alternativa, os motoristas estavam acessando a EPTG pelo Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), sobrecarregando a fluidez naquela região nos horários de pico”, afirma o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.

Os serviços seguem sendo executados na via Epig. No momento, máquinas e operários trabalham na concretagem da última faixa de rolamento e no encabeçamento dos dois novos viadutos. Um deles está concluído. O outro está em fase de instalação das vigas longarinas.

“A conclusão deste primeiro trecho da obra já dará funcionalidade ao corredor de ônibus da EPTG. Os dois novos viadutos farão a conexão da Epig com o Setor Policial Sul. Os ônibus passarão por baixo, enquanto os carros farão a travessia do trecho por cima”, explica o engenheiro Carlos Magno, da Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Em breve, toda a Epig será revestida com pavimento de concreto, em substituição ao asfalto. O objetivo é garantir um deslocamento mais seguro, eficiente e confortável a quase 25 mil motoristas diários. Para isso, o GDF investe R$ 156 milhões na execução dos serviços, gerando 140 empregos.

Corredor Eixo Oeste

A reforma da Epig faz parte das obras do Corredor Eixo Oeste, que terá 38,7 km de extensão, ligando as principais vias do Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto. O objetivo é reduzir em pelo menos 30 minutos o tempo de deslocamento entre as duas regiões.

Para isso, o GDF está construindo uma faixa exclusiva destinada a ônibus do sistema BRT, além de nove viadutos, terminais, passagens para pedestres e ciclovias. Por questões de logística e segurança, os serviços são executados em seis trechos.

O primeiro, entre a interseção da EPTG com a Epig, abrange a implantação de Corredor BRT, a construção de dois novos viadutos, instalação de ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

 

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