Antenados Blog Cultura Museu de Arte de Brasília tem programação especial gratuita para crianças em fevereiro
Cultura Eventos Teatro

Museu de Arte de Brasília tem programação especial gratuita para crianças em fevereiro

Iniciativa, que conta com aporte do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), tem atividades como contação de histórias, oficinas de fotografia e bailinho de carnaval

 

O Museu de Arte de Brasília (MAB), por meio de seu Programa Educativo, lançou uma programação especial para o mês de fevereiro, com atividades para crianças que vão de oficinas de fotografia a bailinho de carnaval. As ações, que ocorrem nos fins de semana, são gratuitas e contam com aporte do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Após ter ficado fechado por 14 anos, o MAB foi reaberto no aniversário de Brasília em 2021 | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“Aqui no MAB, a nossa programação está sempre conversando com acervo e também com as exposições temporárias. De fevereiro a maio a gente está recebendo a Brasília Photo Show, que é uma exposição incrível, cheia de conteúdo interessante, e a gente faz a programação tanto para as escolas quanto para público espontâneo no fim de semana. As escolas realizam oficinas durante as visitas que eles fazem aqui no museu e, para o público espontâneo, nós temos atividades como a contação de histórias, que é para crianças mais jovens. Durante a tarde [às 14h30], a gente tem as visitas mediadas ao acervo, tem visitas bilíngues em inglês, e a gente também tem as oficinas como câmara escura e oficina de colagem”, explicou a coordenadora pedagógica do MAB Educativo, Isabela Formiga.

Ela ainda reforçou a importância do aporte do FAC para a execução do projeto. “O apoio do FAC é importantíssimo, sem ele a gente não conseguiria estar aqui fazendo esse projeto tão bonito. As oficinas exigem uma demanda de verba para que a gente possa comprar esses materiais, executar o treinamento dos mediadores. É muito importante”, disse Isabela, acrescentando o convite: “A gente convida todo mundo a vir”.

“A gente tem um contato muito grande com a arte, eu gosto muito de arte, essa é minha área de estudo, de pesquisa, e na escola ela está vendo sombras e luz agora nesse início de ano”, contou a psicóloga Aline Farias, que levou a filha, Cora Linda, de 5 anos

Na manhã deste domingo (9), pais e crianças acompanharam uma apresentação de teatro de luz e sombra. “A gente tem um contato muito grande com a arte, eu gosto muito de arte, essa é minha área de estudo, de pesquisa, e na escola ela está vendo sombras e luz agora nesse início de ano. Aí a gente achou que seria uma oportunidade de juntar as duas coisas: a arte, que é uma coisa muito importante para a nossa família, e o que ela está estudando na escola”, contou a psicóloga Aline Farias, que levou a filha, Cora Linda, de 5 anos, para a apresentação. “Concretiza o que ela está aprendendo, traz de uma forma prática para ela introjetar isso no conhecimento e não esquecer mais”, emendou o pai, o servidor público Saulo Pereira.

Já Ana Claudia Reis avaliou que “qualquer estímulo à sensibilidade artística é uma possibilidade de linguagem” para a filha, Mariana Reis, 3. “Hoje com tanta imagem de celular, eu acho que é uma alternativa para vivenciar no corpo a arte.” A terapeuta ocupacional também exaltou as novas instalações do MAB: “Há muito tempo que eu não vinha, não tinha vindo ainda depois que ele reformou e fiquei super feliz de estar deste tamanho. Estou impressionada com o acervo e estou feliz demais”.

Após ter ficado fechado por 14 anos, o MAB foi reaberto no aniversário de Brasília em 2021. Localizado no Setor de Hotéis e Turismo Norte, entre a Concha Acústica e o Palácio da Alvorada, o espaço foi reformado por este Governo do Distrito Federal (GDF), que investiu R$ 9 milhões para recuperar e modernizar o equipamento público. Em 2024, o governo também incrementou a área ao redor do MAB, com a construção de novas calçadas, estacionamentos, paisagismo e uma praça, com investimento de R$ 8 milhões.

Confira a programação completa

8 a 16 de fevereiro
Sextas-feiras
  • 16h30 – Oficina de Jogos na Brasília Photo Show (a partir de 6 anos): 10 vagas.
Sábados
  • 10h30 – Contação de Histórias para bebês (a partir de 18 meses a 3 anos):10 vagas
  • 14h – Mediação em Inglês na Exposição Brasília Photo Show;
  • 15h – Mediação com Jogos na Exposição Brasília Photo Show (dia 8/2 com intérprete de LIBRAS);
  • 16h30 – Oficina de Colagem Fotográfica (a partir de 6 anos): 12 vagas.
Domingos
  • 10h30 – Teatro de Luz e Sombra para crianças (a partir de 3 anos): 10 vagas;
  • 15h – Mediação Patrimonial com Jogos;
  • 16h30 – Oficina de Câmara Escura (a partir de 8 anos): 12 vagas.

Programação especial de Carnaval (22 e 23 de fevereiro)

Sábado
  • 10h30 – Contação de Histórias para bebês (de 18 meses a 3 anos): 10 vagas;
  • 15h – Mediação especial de Carnaval na Brasília Photo Show;
  • 16h – Oficina de Máscaras de Carnaval e Bailinho de Carnaval no MAB (a partir de 6 anos): 12 vagas.
Domingo
  • 10h30 – Teatro de Luz e Sombras para crianças (a partir de 3 anos): 10 vagas;
  • 15h – Mediação Patrimonial com Jogos;
  • 16h – Oficina de Estandarte e Cortejo de Carnaval no MAB (a partir de 4 anos): 12 vagas.

 

Por Fernando Jordão, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

Sair da versão mobile