Antenados Blog Cidadania Novo centro de referência vai atender imigrantes em situação de violação de direitos no DF
Cidadania

Novo centro de referência vai atender imigrantes em situação de violação de direitos no DF

Local oferece atendimento a vítimas de xenofobia, barreiras linguísticas e outras violações

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) inaugurou, nesta quarta-feira (27), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Migrantes, que oferecerá atendimento multilíngue a imigrantes, refugiados e apátridas vítimas de violações de direitos.

Desde 2022, a equipe especializada no atendimento a imigrantes atuava em conjunto com o Creas da Diversidade, nas quadras 614/615 da L2 Sul. Agora, o centro de referência possui salas próprias dentro da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), localizada no Edifício Rossi Esplanada Business, ao lado do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, abrigar o Creas Migrantes no Nuclão da DPDF simboliza a centralidade do direito de acesso à Justiça na agenda de proteção a migrantes, refugiados e apátridas. “A parceria entre o Creas e a DPDF amplia a rede de proteção social, articulando diversos atores públicos e privados para atender de forma mais eficiente as demandas dessa população. A integração de serviços jurídicos e assistenciais sob um mesmo espaço facilita o acesso e otimiza o atendimento, garantindo uma resposta mais ágil e eficaz às necessidades dos usuários, independentemente de sua origem ou condição”, comentou.

Este é o 14º Centro de Referência Especializado de Assistência Social da capital, reforçando o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com a proteção social de populações em situação de risco e vulnerabilidade socioeconômica.

“O Creas Migrantes é fundamental no Distrito Federal, pois, como capital do país, concentra várias embaixadas e recebe muitas pessoas de fora”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “É a primeira unidade pública especializada de assistência social no país a oferecer serviços para imigrantes, refugiados e apátridas”, completa.

Atendimento

A unidade funcionará das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, oferecendo atendimento socioassistencial e inclusão em programas sociais para imigrantes, refugiados e apátridas vítimas de xenofobia, tráfico de pessoas e dificuldades de integração por questões linguísticas e culturais. Os interessados podem comparecer diretamente na unidade, para orientações, ou ser encaminhados formalmente por diversos órgãos.

Diferentemente do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que foca na prevenção, o atendimento nos Creas não é agendado pelo 156 ou site. O público-alvo dessas unidades são pessoas vítimas de violações de direitos, como violência, negligência, abandono familiar, entre outros, sendo necessária uma avaliação do caso.

Confira os endereços dos Creas no DF.

 

Por Agência Brasília, com informações da Sedes-DF | Edição: Vinicius Nader

Sair da versão mobile