Antenados Blog Cultura Novo guia turístico valoriza empreendedores negros no DF
Cultura Economia Turismo

Novo guia turístico valoriza empreendedores negros no DF

Material será lançado na noite desta terça-feira (28) e terá versão física distribuída gratuitamente

 

A capital federal recebe nesta terça-feira (28) um novo produto turístico para quem deseja conhecer a história e o trabalho de empreendedores negros de Brasília: o Guia Afetivo Negro do DF (GANDF). Com objetivo de fortalecer a identidade negra de Brasília, o material será lançado às 19h30, no Buteco do Encontro, na 206 Norte, onde ocorrerá a distribuição das versões físicas.

Criado pela turismóloga Bianca D’Aya, proprietária da Me Leva Cerrado, e financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), o GANDF reúne 74 estabelecimentos nas áreas de cultura, turismo, gastronomia, moda, beleza e religião. “O guia foi pensado para valorizar e dar notoriedade às pessoas negras, divulgar histórias, serviços e produtos, fortalecer a economia dos empreendimentos, os pontos de cultura e o turismo do DF”, explica Bianca.

O GANDF reúne 74 estabelecimentos nas áreas de cultura, turismo, gastronomia, moda, beleza e religião sob comando de empreendedores negros | Foto: Reprodução

Por meio de 20 entrevistas com os empreendedores, o roteiro compartilha histórias de superação, tradição e afeto, conectando a cidade com os produtos e serviços que fazem parte de sua história.

“A gente buscou nessas memórias trazer mais humanidade e afetividade para o projeto, para que o público tivesse acesso e valorizasse a histórias dessas pessoas que fazem parte do nosso dia a dia, movimentam a economia, mas que muitas vezes não são reconhecidas”, relata a idealizadora.

O guia será distribuído em pontos de grande circulação de pessoas | Foto: Divulgação

O guia físico conta com informações básicas dos empreendimentos, como nome, descrição, além do endereço, telefone e redes sociais de acesso. O objetivo é de que as versões sejam distribuídas gratuitamente em pontos turísticos de grande movimento na cidade, ampliando a visibilidade dos negócios locais. O conteúdo também pode ser acessado no perfil do Instagram.

Início do projeto

A ideia da iniciativa surgiu em 2021, durante a formação de Bianca como guia turística. “Eu estava fazendo alguns cursos na área e, em determinado momento, ao visitar atrativos da cidade, comecei a buscar autores negros”, relembra Bianca. No ano seguinte, com o lançamento do FAC, ela foi incentivada por amigos e familiares a colocar a ideia no papel. “Fiz uma pesquisa documental, pela internet e em campo, e depois, por meio de formulários, foquei a pesquisa acadêmica com o objetivo de fazer um mapeamento mais conciso desses empreendedores”, conta.

O guia nasceu por meio da participação conjunta dos empreendedores negros da capital. “No início houve um estranhamento das pessoas, que comumente estão acostumadas a estar na condição de esquecimento e de invisibilidade, mas depois todos ficaram muito gratos e agradecidos com essa valorização”, conta Bianca, que ressalta a continuidade da iniciativa: “O projeto continua com a atualização constante pelo Instagram, à medida que forem surgindo novas pessoas”.

Serviço

Lançamento do Guia Afetivo Negro do DF

  • Data: terça-feira (28), às 19h30;
  • Local: Buteco do Encontro, SCLN 206, Bloco C, Loja 23, Asa Norte;
  • Acesso online ao guia pelo perfil do Instagram.

 

Por Thaís Umbelino, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Sair da versão mobile