Antenados Blog Cidadania Praça Tiê, em Águas Claras, terá novo playground e mais acessibilidade
Cidadania Obras

Praça Tiê, em Águas Claras, terá novo playground e mais acessibilidade

Extensão na quadra 101 terá Ponto de Encontro Comunitário (PEC), bancos, paraciclos, lixeiras e postes

 

A extensão da praça Tiê na quadra 101 de Águas Claras, popularmente chamada de Praça dos Food Trucks, será reformada. O espaço terá um novo playground e mais acessibilidade, com a criação de passeios para pedestres, rampa, um Ponto de Encontro Comunitário (PEC), mobiliários urbanos como bancos, paraciclos, lixeiras e mais postes de iluminação.

A requalificação do espaço é prevista no projeto de paisagismo para urbanização aprovado pela Portaria n° 132. A norma foi publicada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (5).

A iniciativa faz parte de uma medida mitigadora e compensatória de impactos causados por empreendimento na região. O empreendedor será responsável pelas obras no local e manterá a revitalização por três anos, mediante inscrição no Programa Adote uma Praça.

Embora o espaço já possua um parque infantil com caixa de areia, o novo playground será implantado conforme as legislações mais atuais. Terá balanços, gangorras, gira-gira, ponto de equilíbrio e espaço multi-infantil para explorar a criatividade e o desenvolvimento motor da criançada. O playground será construído com piso de borracha para garantir a proteção contra impactos.

Pelo projeto, também haverá criação de áreas designadas para a parada dos food trucks e para a permanência dos clientes, incluindo instalação de piso para mesas e cadeiras, uma rampa para acesso dos food trucks, e área para banheiros químicos. Serão construídos ainda novos trechos de calçadas para organizar a estrutura visual e garantir a segurança dos transeuntes, com superfícies regulares, firmes, sem degraus e piso antiderrapante.

Quanto ao mobiliário urbano, além dos bancos, mesas de xadrez, lixeiras e paraciclos, são previstos totens porta-sacos, feitos de aço e fixados em suporte metálico próprio. Eles deverão conter distribuidor de sacos biodegradáveis e lixeira para coleta de dejetos dos animais, seguindo o modelo encontrado em outras áreas públicas de Águas Claras.

A princípio, o projeto sugere ainda a substituição das lâmpadas atuais por iluminação de LED. Também propõe a implantação de mais um poste de iluminação padrão e outros com 2,5m de altura. Todos os equipamentos devem estar em conformidade com as normas estabelecidas pela concessionária de energia e iluminação pública.

Segundo o administrador regional de Águas Claras, Mário Furtado, os moradores têm um carinho grande pelas praças da região, que são considerados ponto de encontro e lazer. “Revitalizar esses espaços é dar mais qualidade de vida para a população”, afirmou.

Próximos passos

Após a publicação no DODF, o projeto passará por trâmite interno na Seduh. Depois, a iniciativa será apresentada pela empresa em uma exposição pública na própria região administrativa, permitindo a população de Águas Claras compreender melhor o que será implantado como medida de mitigação. Após a exposição pública, o interessado deverá solicitar à Seduh a Licença de Obra de Urbanismo em Área Pública.

 

Por Agência Brasília, com informações da Seduh-DF | Edição: Débora Cronemberger

Sair da versão mobile