Antenados Blog Cidadania Programa Cidadania nas Escolas inicia atividades de 2025 com alunos do Itapoã
Cidadania Educação

Programa Cidadania nas Escolas inicia atividades de 2025 com alunos do Itapoã

Estudantes da Escola Classe 502 foram os primeiros a receber a ação neste ano; iniciativa visa a reduzir a violência e garantir os direitos nas escolas públicas do DF

 

Nesta segunda-feira (10), o Cidadania nas Escolas deu início ao calendário de 2025 com um ciclo de atividades para os estudantes da Escola Classe 502, no Itapoã Parque. O programa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) busca promover a conscientização e o debate junto à comunidade escolar – composta por professores, alunos, pais e funcionários – da rede pública de ensino do Distrito Federal.

Os alunos da Escola Classe 502, do Itapoã Parque, foram os primeiros a receber o programa Cidadania nas Escolas, em 2025 | Fotos: José Martins/Sejus-DF

As atividades abordam temas relacionados à prevenção de violências e violações de direitos, como violência contra a mulher, uso de drogas, bullying, racismo e violência sexual contra crianças e adolescentes. Ao longo do ano, 30 escolas da rede pública serão contempladas com ações do programa.

Para Anderson dos Reis, pai da aluna Maria Heloísa, do 2º ano, a iniciativa traz benefícios não apenas para os estudantes, mas também para as famílias. “É um projeto lindo, porque ensina as crianças o que é certo e errado, tanto em casa quanto na rua. Além disso, ajuda na educação familiar, pois aborda diferentes tipos de violência e como evitá-los”, afirma.

Durante os encontros do programa, são realizadas atividades com metodologias diversificadas, como rodas de bate-papo, palestras, dinâmicas interativas, contação de histórias e cine-debates, distribuídas ao longo de seis encontros em cada instituição de ensino participante.

De acordo com a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o Cidadania nas Escolas é uma ferramenta essencial de prevenção e conscientização. “Essas ações podem salvar nossos jovens das drogas e contribuir para a construção de uma cultura de paz nas escolas, prevenindo o bullying, por exemplo. Pegamos as crianças e adolescentes pela mão e mostramos às famílias que a escola e o Estado são aliados na proteção e no desenvolvimento de cada um”, aponta.

Em 2024, o programa alcançou 30 escolas públicas em diferentes regiões administrativas do DF, utilizando a metodologia Cápsulas do Conhecimento, que permite uma abordagem aprofundada dos temas por até três meses em cada instituição. No total, foram realizadas três cápsulas, beneficiando mais de 7,7 mil alunos.

A gestora da Escola Classe 502, Paula Augusto, destaca o impacto positivo da parceria com a Sejus-DF: “Esse projeto acontece aqui há dois anos, e o retorno das famílias é sempre muito positivo. A escola se sente privilegiada por essa parceria e temos planos de ampliar ainda mais essas ações”.

 

Por Agência Brasília, com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania | Edição: Carolina Caraballo

Sair da versão mobile