Antenados Blog Cultura Museu Vivo da Memória Candanga está com inscrições abertas para cursos de artesanato
Cultura

Museu Vivo da Memória Candanga está com inscrições abertas para cursos de artesanato

Aulas de sabonete artesanal, bolsa de crochê, bordado livre, crochê no lacre começam esta segunda-feira (10); demais cursos já estão em andamento, mas ainda aceitam novos alunos

 

Já pensou em aprender a costurar, crochetar ou tricotar? Essas e outras modalidades de artesanato são oferecidas pelo Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC) por meio do projeto Saber Fazer. Para participar, basta fazer a inscrição junto ao professor de cada oficina e comparecer aos encontros promovidos no equipamento público.

São várias modalidades de cursos, quase todos gratuitos ou com taxa | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Atualmente, são ofertados os cursos de gravura e xilogravura, corte e costura, crochê, tricô, bordado tradicional, costura criativa, bijuteria em crochê, pintura em gesso, crochê no lacre, bolsas de crochê, cerâmica e sabonetes artesanais. Embora a maioria dos workshops seja gratuita, o MVMC permite que os professores cobrem taxas simbólicas aos participantes para a aquisição de materiais.

Aulas

As aulas de sabonete artesanal, bolsa de crochê, bordado livre, crochê no lacre começam nesta segunda-feira (10). Os demais já estão em andamento, mas ainda são aceitas novas inscrições. O aprendizado ocorre de segunda a sexta-feira, conforme os horários de cada oficina, e seguem até dezembro.

“Esses cursos são muito importantes para a nossa comunidade, resgatam os saberes populares e incentivam novas possibilidades de renda”, observa a gerente do MVMC, Eliane Falcão. “É uma forma de valorizar os saberes do nosso país. Estou no museu desde 2019 e conheço muitas pessoas que tiraram a carteirinha de artesão graças a esse conhecimento gratuito e voltaram para dar aulas, levando o conhecimento adiante.”

Localizado no Núcleo Bandeirante, o Museu Vivo da Memória Candanga ocupa as instalações do primeiro hospital de Brasília. As lembranças da época da construção da capital federal estão reunidas na mostra permanente Poeira, Lona e Concreto.

Os contatos para inscrições estão disponíveis no Instagram do museu.

Serviço

Museu Vivo da Memória Candanga

  • Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 17h. Entrada gratuita;
  • Endereço: Setor Juscelino Kubitschek, Lote D, Núcleo Bandeirante;
  • Telefone (61) 3301-3590

 

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Sair da versão mobile