Antenados Blog Cidadania Projeto Mães Mais Que Especiais abre inscrições para serviços públicos gratuitos
Cidadania

Projeto Mães Mais Que Especiais abre inscrições para serviços públicos gratuitos

Ação itinerante estará em Samambaia entre os dias 7 e 12, com atendimentos de saúde, capacitações e atividades culturais, entre outros, e se destina a mulheres que cuidam de crianças neuroatípicas ou com deficiência

 

Samambaia é a quarta região administrativa do Distrito Federal a receber o projeto Mães Mais Que Especiais. Entre os dias 7 e 12 deste mês, as moradoras da região terão acesso a diversos serviços públicos gratuitos em uma estrutura montada no Centro Urbano Samambaia Sul. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site www.maesmaisqueespeciais.com.br.

Desenvolvido pela Secretaria da Mulher (SMDF) em parceria com o Instituto Cultural Social do Distrito Federal (INCS), o programa vai passar por várias regiões administrativas até o meio do ano. A ação oferece uma abordagem itinerante voltada para mães e cuidadoras de crianças neuroatípicas ou com deficiência, promovendo saúde integral, autonomia econômica, educação, cultura, lazer e desenvolvimento social.

“O projeto existe para cuidar de quem cuida. Mães atípicas e de filhos com deficiência devem contar com o suporte do poder público. Quando oferecemos capacitação e acesso a serviços de saúde, além de apoio psicológico e terapêutico, nós as auxiliamos para que proporcionem uma vida melhor para si e para seus filhos”, afirmou a vice-governadora Celina Leão.

Pioneiro no Brasil, o projeto foi idealizado para atender a uma demanda urgente: apoiar mulheres que lidam com a tripla jornada de trabalho, cuidados domésticos e o papel de cuidadoras integrais. Além disso, a iniciativa também acende um alerta sobre a violência doméstica.

“O nosso foco é proporcionar um ambiente de suporte para essas mulheres guerreiras. Esse é um momento histórico, com ações para as mães atípicas que querem se qualificar profissionalmente e ter autonomia financeira”, defendeu a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.

Durante os sete meses de execução, o projeto oferece uma ampla gama de serviços, como atendimentos de saúde, capacitações em diversas áreas, atividades culturais, orientação jurídica, além da distribuição de materiais informativos e exibição de vídeos educativos. As atividades começaram em Ceilândia, em dezembro de 2024, e já passaram por Planaltina e Santa Maria. São Sebastião e Sol Nascente/Pôr do Sol são as próximas cidades a receberem o projeto.

Cronograma

Confira o cronograma do Mães Mais Que Especiais:

  • Samambaia: 7 a 12 deste mês – Centro Urbano Samambaia Sul;
  • São Sebastião: 9/6 a 14/6 – Q. 101 Conjunto 08;
  • Sol Nascente/Pôr do Sol: 9/6 a 14/6 – SHSN VC 311, Trecho II.

 

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira

Sair da versão mobile