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Questão do Enem 2024 cita professora da SEEDF que usa memes no combate às fake news

Projeto de leitura crítica realizado em escola pública no DF desperta consciência nos alunos sobre a interpretação de conteúdos digitais

 

Uma iniciativa desenvolvida pela professora de Língua Portuguesa, Gilda das Graças e Silva, em uma escola pública de Samambaia, no Distrito Federal, ganhou destaque em uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado no último domingo (3). O projeto, focado em análise crítica de memes e combate à disseminação de fake news, integrou a avaliação do Enem e abordou a capacidade dos alunos em compreender o impacto das mensagens que circulam nas redes sociais.

A proposta surgiu a partir da percepção de Gilda sobre o uso descompromissado de memes entre os estudantes, que os consumiam apenas como diversão. “Muitos alunos e até pais estavam divulgando conteúdos sem entender o que havia por trás das palavras e imagens”, afirmou a professora. Seu trabalho incluiu o uso de memes do WhatsApp como recurso didático para despertar a consciência crítica entre os jovens.

Professora Gilda das Graças, que atualmente leciona no Centro de Ensino Fundamental (CEF) Vila Areal, de Taguatinga | Foto: Acervo pessoal/Gilda das Graças

No texto, que serviu de base para a questão do Enem, a professora explica que sua iniciativa reforça a importância de um letramento digital que ajude os alunos a discernir entre informações confiáveis e manipuladas. O projeto fez parte da dissertação de mestrado de Gilda pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), em 2018, onde ela defende que a leitura crítica vai além da linguagem escrita, abrangendo os conteúdos digitais.

“Fiquei realmente emocionada, feliz e honrada ao perceber que uma questão do Enem se referia ao trabalho que desenvolvi, e ao ser parabenizada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal. Todo profissional deseja ver sua pesquisa surtir efeito e produzir reflexões, e esse foi meu objetivo ao elaborar o projeto Leitura Crítica de Memes que Circulam nas Redes Sociais”, afirmou a professora Gilda, que atualmente leciona no Centro de Ensino Fundamental (CEF) Vila Areal, de Taguatinga.

A questão propunha a reflexão sobre o papel dos memes na educação e no impacto das fake news, ressaltando o valor de uma leitura informada e consciente | Foto: Inep/Divulgação

Ao incluir a experiência de Gilda no Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) chama a atenção para um tema urgente: a necessidade de ensinar os jovens a interpretar criticamente o conteúdo online. Na prova, que cobriu temas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas, a questão propunha a reflexão sobre o papel dos memes na educação e no impacto das fake news, ressaltando o valor de uma leitura informada e consciente.

Leitura crítica de memes

Os memes, que surgiram nos anos 1970 como “unidades de transmissão cultural”, popularizaram-se na internet nas últimas duas décadas, tornando-se uma linguagem rápida e de fácil propagação. No entanto, essa popularidade também carrega riscos, como a propagação de fake news e a superficialização dos debates. Os memes podem tanto engajar quanto banalizar discussões, dependendo de como são utilizados.

O projeto, promovido com alunos do Ensino Fundamental II, defende que a leitura crítica vai além da linguagem escrita, abrangendo os conteúdos digitais | Foto: Acervo pessoal/Gilda das Graças

O problema, segundo Gilda, não está nos memes, mas na capacidade crítica dos usuários de interpretá-los. O fenômeno da rápida propagação de informações no meio digital exige, portanto, que a educação passe a incluir o letramento digital e político em suas bases. Nesse contexto, a iniciativa de Gilda é uma tentativa de preparar as novas gerações para lidarem com a complexidade das mídias sociais.

“A inclusão do projeto de Gilda na prova é um marco para a educação digital na Secretaria de Educação, revelando que a leitura de memes, longe de ser apenas entretenimento, pode ser uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento da consciência crítica”, avalia a subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga.

Em uma era marcada pela disseminação de fake news, o projeto da professora Gilda representa um passo importante para promover uma educação que vá além dos textos impressos. A iniciativa destaca a relevância de “aprender a ler” no mundo digital e mostra que o letramento nas redes sociais é uma necessidade fundamental para o exercício da cidadania.

 

Por Agência Brasília, com informações da SEEDF | Edição: Ígor Silveira
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