Antenados Blog The Best Webinário Discute Ações Destinadas Aos Povos Ciganos
The Best

Webinário Discute Ações Destinadas Aos Povos Ciganos

Videoconferência está sendo transmitida nesta segunda (24) pelo canal Equidade para o povo cigano, no YouTube

“Sempre Que Nos Dispomos A Ouvir As Pessoas Que Estão Em Seu Lugar De Fala, Nós Aprendemos E Entendemos Quais São As Necessidades E Demandas Das Quais Temos Que Cuidar”. Marcela Passamani, Secretária De Justiça E Cidadania

Em alusão ao Dia Nacional dos Povos Ciganos, comemorado em 24 de maio, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio da Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial e da Coordenação de Políticas de Proteção e Promoção dos Povos e Comunidades Tradicionais, promove o webinário Equidade para o povo cigano romani: desafios de construção de políticas públicas.

A videoconferência é realizada em parceria com a Gerência de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais, da Secretaria de Saúde (SES), com transmissão pelo YouTube a partir das 10h.  O webinário terá carga de duas horas, e os participantes vão ter direito a certificado, que será expedido pela Secretaria de Saúde.

Arte: Divulgação/Sejus

“É importante promover eventos como esse, voltados para a saúde de populações que compõem a nossa sociedade, fazem parte da nossa cultura”. Osnei Okumoto, secretário de Saúde

O objetivo é promover o diálogo sobre a prevenção da saúde desse segmento populacional, difundir um pouco de sua história, tradições e costumes e também fortalecer a participação dos povos ciganos nas discussões sobre políticas públicas. O público-alvo são gestores, especialistas, organizações, estudantes, acadêmicos e demais integrantes da comunidade interessados no tema.

O foco dos debates será na construção de políticas públicas que viabilizem o acesso aos serviços necessários para atender as demandas específicas dos povos ciganos. “Sempre que nos dispomos a ouvir as pessoas que estão em seu lugar de fala, nós aprendemos e entendemos quais são as necessidades e demandas das quais temos que cuidar, melhorar ou as políticas públicas que devemos promover, em prol das comunidades tradicionais”, explica a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, reforça: “É importante promover eventos como esse, voltados para a saúde de populações que compõem a nossa sociedade, fazem parte da nossa cultura, mas, infelizmente, se encontram em situação de vulnerabilidade”. Ele lembra que Sistema Único de Saúde (SUS) “é muito bom e tem capacidade para atender pessoas necessitadas e que estejam precisando da atenção da saúde pública”.

Por sua vez, o subsecretário de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial, Diego Moreno, ressalta: “Reunir profissionais de várias áreas para pensar em propostas voltadas às comunidades tradicionais é assegurar que os direitos fundamentais serão garantidos”.

Identidade histórica

O Dia Nacional dos Povos Ciganos foi instituído por meio de decreto assinado em 25 de maio de 2006, tendo sido comemorado pela primeira vez em 24/5/2007, em reconhecimento à contribuição destes povos na formação histórica e da identidade cultural brasileira. No calendário cigano, 24 de maio é o dia dedicado à sua padroeira, Santa Sara Kali.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

Sair da versão mobile